Quinteto com trio Front lança álbum “Zamba” gravado em Abbey Road

Marcelo Scherer
4 minutos de leitura
Front. Crédito: Divulgação.

Um time de músicos excepcionais que participaram ativamente da geração que deu cara nova ao pop rock brasileiro se reuniu no icônico estúdio Abbey Road, em Londres, para gravar um projeto juntos. O resultado é o álbum “Zamba”, que acaba de chegar às plataformas.

O quinteto reúne Rodrigo Santos (baixo, violões e vocais), Nani Dias (guitarras, violões e vocais) e Ricardo Palmeira (guitarras e vocais), que juntos formam o trio Front, além de Ricardo Bacelar (teclados, percussão e vocais) e Christiaan Oyens (bateria e vocais).

A gravação foi marcada pelo clima de diversão e colaboração entre amigos de longa data. Ricardo Bacelar, responsável por lançar o álbum pelo selo Jasmin Music, criado por ele, explica: “A formação que gravou esse álbum é especial, porque neste time há integrantes de bandas como Barão Vermelho e Hanoi Hanoi, que também tocaram com Léo Jaime, Lobão, Kid Abelha e Cazuza, entre outros artistas. Nos reunimos em Londres para gravar esse projeto, que tem uma linguagem de rock misturada ao pop, com uma pegada de música brasileira”.

Para Rodrigo Santos, a experiência de gravar no templo sagrado dos Beatles foi inesquecível. “Gravar em Abbey Road é como jogar no Maracanã, ou em Wembley! O estúdio respira Beatles, Pink Floyd, e milhares de outras gravações históricas. Era uma ideia ousada de fazer um álbum diferente, exatamente para mostrar o que temos de vivência na música brasileira. Uma mistura de tudo, saindo da obviedade”, completa Rodrigo.

Sobre o projeto, Nani Dias complementa: “Antes de definirmos o repertório veio o conceito de gravarmos um álbum brasileiro, levando o som do Front para nossas raízes musicais, buscando uma sonoridade diferente. Algumas músicas já existiam, mas a grande maioria do repertório é de canções inéditas compostas para o álbum”.

Para Christiaan Oyens, baterista conhecido por seus trabalhos e parcerias com Zélia Duncan, essa foi a segunda experiência em Abbey Road. “Só de pensar que era o mesmo espaço onde os Fab Four e o Pink Floyd elaboraram todos os arranjos, me deixou novamente arrepiado, como na primeira vez”, diz.

Ricardo Palmeira reforça a excelência musical do projeto: “O Ricardo Bacelar é nosso amigo desde os tempos do Hanoi Hanoi, na cena pop rock dos anos 1980, além de termos participado de alguns projetos juntos. E agora, no álbum Zamba, pudemos contar com toda a sua expertise à frente da gravadora Jasmin Music para conseguirmos traduzir a incrível experiência de gravar esse projeto entre amigos, no estúdio em que os Beatles fizeram história”.

Além da gravação em estúdio, o quinteto também tocou e se apresentou ao vivo em Londres e Liverpool, no emblemático Cavern Club. “Nós divertimos muito tocando em Londres e em Liverpool. O resultado está aí: um disco que tem muita personalidade”, conclui Ricardo Bacelar. “Zamba” conta ainda com a participação especial do mestre Roberto Menescal na faixa “Anna”.

Ouça abaixo o álbum “Zamba” do Front ft. Rodrigo Santos, Ricardo Bacelar

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *