Ritchie Blackmore retoma os palcos dos Estados Unidos em novembro com uma série de seis apresentações do grupo Blackmore’s Night, criada em 1997 ao lado da cantora Candice Night para explorar o folk rock de inspiração medieval.
As datas, todas na Costa Leste e região da Nova Inglaterra, marcam o 25º aniversário do projeto. A turnê começa em 9 de novembro no The Birchmere, em Alexandria (Virgínia), segue para o Mickey’s Black Box, em Lititz (Pensilvânia), no dia 13, e chega ao Newtown Theater, em Newtown (Nova Jersey), em 15 de novembro. O ciclo continua em 20 de novembro no The Queen, em Wilmington (Delaware), passa pelo Cohoes Music Hall, em Cohoes (Nova York), no dia 23, e termina em 29 de novembro no Tarrytown Music Hall, em Tarrytown (Nova York).
Desde a fundação, Blackmore e Candice são os únicos membros fixos da formação, que atualmente inclui o tecladista Bard David, a violinista Scarlett Fiddler, a guitarrista rítmica e cantora de apoio Lady Jessie, o baixista Earl Grey e o percussionista Troubadour of Aberdeen. O repertório traz composições autorais e releituras de canções tradicionais, combinando instrumentos acústicos como alaúde e sanfona a eventuais passagens de guitarra elétrica.
O retorno ocorre pouco mais de um ano após o guitarrista, hoje com 80 anos, sofrer um ataque cardíaco e receber diagnósticos de gota, artrite e problemas na coluna. Segundo Candice Night, em entrevista concedida em abril, “está ficando mais difícil para ele”, mas os shows da última primavera mostraram que o músico ainda consegue cumprir agenda seletiva.