O ator Robert Duvall, conhecido por seus papéis em filmes como “O poderoso chefão” e vencedor de um Oscar, faleceu no domingo (15) aos 95 anos. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (16) por sua esposa, Luciana, que não revelou a causa da morte.
Duvall conquistou um Oscar por sua atuação em “A força do carinho” (1983) e recebeu um total de sete indicações ao prêmio da Academia de Hollywood ao longo de sua carreira. Ele se destacou nos dois primeiros filmes da trilogia “O poderoso chefão”, interpretando Tom Hagen.
Em uma publicação no Facebook, Luciana Duvall declarou: “Ontem nos despedimos do meu amado marido, amigo querido e um dos maiores atores do nosso tempo. Bob morreu em casa, de forma tranquila, cercado de amor e carinho.” Ela acrescentou que, para ela, ele era “tudo”, e que ele amava profundamente o que fazia e os personagens que interpretava.
Com uma carreira que se estendeu por mais de sete décadas no teatro, TV e cinema, Duvall participou de produções como “A conversação” (1974), “Rede de intrigas” (1976), “Apocalypse now” (1979) e “Um homem fora de série” (1984). Sua última indicação ao Oscar foi pelo drama de tribunal “O juiz” (2015), onde atuou ao lado de Robert Downey Jr. e Billy Bob Thornton.
Thornton, em entrevista ao g1 em 2018, descreveu Duvall como um mentor, afirmando que o ator o ensinou muito sobre a diferença entre “sutil” e “entediante”, e que “não há esse negócio de ‘exagerado’, desde que seja real”.
Após iniciar sua trajetória no teatro nos anos 1950, Robert Duvall ganhou reconhecimento no cinema no início dos anos 1970, com filmes como “MAS*H” (1970) e “THX 1138” (1971). Seu papel como Tom Hagen em “O poderoso chefão” (1972) o alçou ao estrelato e lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Ele reprisou o personagem na sequência, mas não participou do terceiro filme da trilogia devido a um desacordo financeiro.
Em 2004, Duvall explicou ao programa “60 minutes” que aceitaria trabalhar se pagassem a Al Pacino o dobro do que ele recebia, mas não “três ou quatro vezes”, como estava sendo proposto.
Seu último trabalho como ator em um filme foi uma participação em “O pálido olho azul” (2022), um mistério estrelado por Christian Bale.



