Rough Trade 50 anos será comemorado em 2026 com uma agenda que inclui o primeiro show do Life Without Buildings em quase 25 anos e lançamentos de vinil limitados.
A rede e selo, fundada em 1976 no oeste de Londres, une forças com a produtora Bird On The Wire para uma série de concertos especiais. O grupo art-rock de Glasgow sobe ao palco do KOKO, em Londres, em 20 de novembro. As vendas de ingressos começam em 16 de janeiro, às 10h.
No mesmo dia abre a bilheteria para outro evento raro: Jim O’Rourke se apresenta com Eiko Ishibashi no Union Chapel, em 13 de abril. Outros shows serão anunciados nos próximos meses.
Além da programação ao vivo, a empresa lançará edições exclusivas em vinil para 50 álbuns considerados essenciais entre 1976 e 2025. Patti Smith, Aphex Twin, Nick Cave and the Bad Seeds, Björk, The xx, Rina Sawayama e Pulp estão na lista. Os discos chegarão em cinco lotes de dez títulos, cada um dedicado a uma década. Será possível comprar cada vinil separadamente ou por meio do novo serviço Rough Trade Club: Essential.
A assinatura terá duração de um ano, com 12 vinis exclusivos e um álbum adicional escolhido mensalmente. O pacote inclui frete online gratuito, descontos em lojas físicas, acesso prioritário a eventos e produtos comemorativos. Apenas 500 vagas serão disponibilizadas, ao custo de £395.
As celebrações estendem iniciativas recentes, como o box com singles de 7” lançado em junho passado e a abertura de novas lojas no Rockefeller Center (Nova York), Denmark Street (Londres) e Liverpool.



