fbpx

Rush quase extendeu sua turnê de despedida em 2015

Geddy Lee, vocalista e baixista do Rush, recentemente abriu seu coração para explicar aos fãs britânicos e europeus por que a turnê final da banda, R40 Live: 40th Anniversary, realizada em 2015, se restringiu a apenas 35 apresentações nos Estados Unidos e Canadá.

Em entrevista à Classic Rock, Lee revelou que tentou ampliar o número de shows para incluir mais regiões, mas o baterista Neil Peart, já decidido a se aposentar, foi firme em sua posição de limitar a turnê.

“Eu me esforcei muito para que conseguíssemos realizar mais apresentações, incluindo datas no Reino Unido e na Europa, mas não tive sucesso”, disse Lee. “Senti como se tivesse decepcionado nossos fãs nessas regiões. Parecia errado não fazer isso, mas Neil foi categórico: faria apenas 30 shows e pronto. Na verdade, ele já sentia que estava fazendo um grande compromisso, porque, no fundo, não queria fazer nenhum show.”

Lee explicou que esses sentimentos o levaram a abordar em detalhes os eventos que marcaram os últimos anos da banda em seu livro de memórias, My Effin’ Life. “Achei que devia aos fãs uma explicação. Eles investiram tanto em nossa banda que mereciam uma resposta direta sobre como tudo aconteceu e como chegamos ao fim.”

O período entre o último show do Rush, em 1º de agosto de 2015, e a morte de Neil Peart, em 7 de janeiro de 2020, foi descrito por Lee como “tempos muito incomuns, complicados e emocionais”.

Alex Lifeson fala sobre as dificuldades de Peart

O guitarrista Alex Lifeson também compartilhou sua visão sobre os bastidores da turnê R40. Ele e Lee ficaram desapontados com a decisão de Peart de limitar a turnê. “Acho que se tivéssemos adicionado mais uma dúzia de datas, incluindo no Reino Unido e na Europa, seria mais fácil aceitar o fim”, comentou Lifeson.

Lifeson revelou que houve um momento em que Peart parecia aberto à ideia de estender a turnê. Porém, problemas de saúde tornaram isso impossível. “Ele desenvolveu uma infecção muito dolorosa no pé. Em determinado momento, ele mal conseguia andar até o palco. Foi necessário usar um carrinho de golfe para levá-lo. Mesmo assim, ele continuava tocando com a mesma intensidade de sempre, entregando shows de três horas como se nada estivesse errado.”

A última apresentação em Los Angeles

Para Lee, o show final no The Forum, em Los Angeles, em 1º de agosto de 2015, foi um momento marcante e um ponto definitivo para Peart. “Aquela apresentação foi incrível, mas acho que foi ali que Neil decidiu que a turnê terminaria de vez naquela noite”, afirmou Lee.

Neil Peart além do palco

Além de sua dedicação à música, Neil Peart também era conhecido por seu amor por motocicletas, frequentemente usadas para viajar entre os shows. Uma de suas motos, uma BMW R1200GS, será leiloada no próximo dia 1º de fevereiro. O veículo inclui o recibo de compra original assinado pelo baterista, um par de baquetas usadas, alforjes e uma bolsa de tanque. Estima-se que o item seja vendido por um valor entre US$ 40.000 e US$ 50.000. Interessados podem se registrar online para participar do leilão.

Uma despedida à altura de sua história

A turnê R40 marcou o encerramento das atividades do Rush de forma memorável, com performances que refletiram a dedicação de seus integrantes ao longo de décadas. Apesar das dificuldades enfrentadas nos bastidores, os fãs foram presenteados com shows intensos e emocionantes, que com certeza deixaram saudades para os fãs de rock.

Autor

  • Julio Mauro

    Júlio César Mauro é um nerd de carteirinha e pai de duas meninas, com um jeito peculiar, às vezes um pouco ranzinza, e sempre lidando com o desafio de viver com TDAH. Sua carreira na música não foi como ele esperava, mas ele se destacou na TI, onde já soma 26 anos de experiência. Conhecido por ser franco e por um senso de humor afiado que nem sempre é entendido por todos, Júlio também teve uma fase como co-apresentador do programa Gazeta Games na Rádio Gazeta de São Paulo, onde mostrou seu lado gamer. E a música? Continua sendo uma de suas grandes paixões.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *