fbpx

Sai a lista dos filmes internacionais do In-Edit Brasil 2024

16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical apresenta o Panorama Internacional com uma seleção de 20 títulos inéditos no circuito comercial sobre importantes nomes da música mundial. O evento acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo, com um recorte da programação online para todo Brasil, e depois segue para outras cidades. 

A programação internacional do Festival deste ano traz “Carlos”, a jornada de Carlos Santana desde sua infância no México até o estrelato internacional, dirigida por Rudy Valdez. A diretora Alison Ellwood retrata a vida vibrante de Cyndi Lauper, desde suas origens até sua luta como ativista em “Let the Canary Sing”. A amizade e a música de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das cultuadas bandas The Mars Volta e At The Drive-in, em “Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird”, de Nicolas Jack Davies. Uma homenagem à lendária Barbara Dane e seu legado musical e ativista, em “The 9 Lives of Barbara Dane”, de Maureen Gosling.

O público também poderá assistir ao vencedor do In-Edit Barcelona 2023, o documentário “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin”, de Katia De Vidas que apresenta  um retrato íntimo de Peter Doherty e sua jornada na música; “Karen Carpenter: Starving for Perfection”, em que o diretor Randy Martin mostra a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter, com anorexia nervosa e bulimia, revelando os desafios pessoais por trás de sua voz melancólica e o sucesso dos The Carpenters nos anos 1970; a jornada caótica e impactante da banda pós-punk australiana The Birthday Party, liderada pela relação explosiva entre Nick Cave e Rowland S. Howard, em  “Mutiny in Heaven: The Birthday Party”, de Ian White. O legado do lendário produtor J Dilla é celebrado em “The Legacy of J Dilla”, de Esther Dere e Christopher Frierson, oferecendo um emotivo retrato do artista que moldou a cena do Hip Hop antes de sua morte prematura. “Joan Baez: I Am a Noise”, de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle, mergulha na vida e na carreira da influente Joan Baez, destacando sua voz no movimento folk e sua relação com Bob Dylan.  

Para completar, em “This is a Film About The Black Keys”, o diretor Jeff Dupre revela a estranha e duradoura amizade por trás do sucesso da banda The Black Keys e o diretor Alex Gibney mergulha na vida e na carreira de Paul Simon durante a gravação de seu novo álbum, tema de “In Restless Dreams: The Music of Paul Simon”. A história da banda sul-africana Die Antwoord, uma das formações musicais mais inquietantes dos últimos anos em “Zef – The Story Of Die Antwoord”, de Jon Day. A vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones, dos Rolling Stones, é desvendada em “The Stones & Brian Jones”, de Nick Broomfield. E uma emocionante peregrinação musical pela música country na Suazilândia até o Texas em “Dusty & Stones”, de Jesse Rudoy. A vida de Erroll Garner, um pianista de jazz americano autodidata considerado um gênio por seus colegas, está em “Misty – The Erroll Garner Story”do diretor franco-suíço Georges Gachot, que já retratou grandes nomes da música brasileira.  Ainda na seleção internacional, o 16º In-Edit Brasil anuncia “Love, Deutschmarks and Death”, que retrata a evolução da música turca na Alemanha, desde os anos 1960 até os dias atuais. “Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth”, narra a jornada da banda Earth, liderada por Dylan Carlson. O estilo musical japonês Minyo, que está em risco de extinção, considerado por muitos como “música perdida”, é retratado em “Bring Minyo Back!, de Yuji Moriwaki. Por fim, “Andrés Godoy: El Arte de Perder”, de Sebastian Saam, conta a história épica e inspiradora do músico Andrés Godoy, que superou a perda de um braço para criar uma técnica musical única, enquanto “La Singla” revela a vida da lendária dançarina de flamenco Antonia Singla.

Andrés Godoy: El Arte de Perder  

Sebastian Saam | Chile, Alemanha | 2022 | 71’ 

O compositor, intérprete e produtor Andrés Godoy não é um músico como os outros. Aos 14 anos, perdeu o braço direito em um acidente de trabalho. Contra todas as probabilidades, ele superou a frustração e a dor e persistiu e continuou fazendo o que mais gosta: a música. Praticou sozinho, estudou o estilo de seus ídolos (Robert Fripp, Egberto Gismonti, Ralph Towner), integrou duplas e bandas importantes (Los Cráneos, Andrés, Ernesto e Alejaica) e desenvolveu uma técnica única no mundo, o tatap. Uma história épica e cheia de luz sobre perdas. 

Bring Minyo Back!  

Yuji Moriwaki | Japão | 2022 | 83’ 

O Minyo é um estilo musical japonês que está em perigo de extinção e para muitos já é considerada “música perdida”. Para evitar este desaparecimento, a banda Minyo Crusaders mistura o Minyo de todo o país com sabores latinos e africanos.  

O resultado é uma festa onde a tradição e a celebração se juntam para dar a volta ao mundo. 

Carlos 

Rudy Valdez | Estados Unidos | 2023 | 87 min 

Esta é a história do virtuoso guitarrista Carlos Santana desde a infância no México até o estrelato internacional contada por ele mesmo. Aos 76 anos e 10 vezes ganhador do Grammy, Santana passou a vida inteira consolidando seu status como um ícone. Em ‘Carlos’, o diretor Rudy Valdez narra a vida do músico entrelaçando entrevistas com o protagonista e sua família com imagens de arquivo recém-descobertas, além de sua lendária apresentação aos 22 anos em Woodstock. 

Dusty & Stones 

Jesse Rudoy | Estados Unidos | 2022 | 83’ 

Esta é a emocionante peregrinação de dois devotos da música country da Suazilândia (hoje Reino de Eswatini, leste da África do Sul) ao antigo coração do gênero, o Texas.  

A partir de um convite inesperado para um concurso internacional de artistas country, os primos Gazi “Dusty” Simelane e Linda “Stones” Msibi viajam para viver seu grande sonho. Uma viagem da qual não pretendem regressar sem um troféu para oferecer ao seu povo. 

Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth  

Clyde Petersen | Estados Unidos | 2023 | 110’ 

História oral da banda Earth, o projeto de vida do “red neck esclarecido” Dylan Carlson, que conta como o grupo passou de ser “o grupo de metal mais lento do mundo” em meio à explosão do grunge, para se transmutar em uma referência da cultura americana minimalista. Radicalmente fiel ao espírito da banda, o filme nos leva a uma viagem sensorial cerimoniosa e narcótica que oscila entre a beleza e a desolação. 

In Restless Dreams: The Music of Paul Simon 

Alex Gibney | Estados Unidos | 2023 | 210’ 

O diretor Alex Gibney nos convida a uma profunda viagem ao universo de Paul Simon.  

Enquanto mostra a gravação do novo álbum do artista, “Seven Psalms”, o filme traz uma longa narrativa sobre sua carreira e sua vida pessoal.  

Joan Baez: I Am a Noise 

Karen O’Connor, Miri Navasky, Maeve O’Boyle  | Estados Unidos |  2023 |  113’ 

Joan Baez é um dos nomes mais importantes dos anos 1960. Cantora, compositora e ativista, esteve na primeira linha do folk norte-americano em seu momento mais vibrante. Figura sempre presente nas manifestações pelos direitos humanos e na vanguarda da geração hippie, esteve ao lado de Bob Dylan durante anos em uma relação pouco entendida. Até agora. 

 Aos 80 anos, com uma saúde impressionante e a perspectiva dos anos, Joan Baez conta suas memórias, faz algumas confissões e fala de sua vida atual.  

Karen Carpenter: Starving for Perfection 

Randy Martin | Estados Unidos |2023 | 99’ 

A voz melancólica e inimitável de Karen Carpenter somada às harmonias com seu irmão Richard que fizeram dos The Carpenters um dos grupos pop de maior sucesso dos anos 1970. Mas o que era um sonho, aos poucos virou um pesadelo. Com anorexia nervosa e bulimia e um ambiente familiar sufocante, Karen passou a ter problemas de saúde e faleceu aos 32 anos. O filme reúne o testemunho de ilustres admiradores e amigos próximos para homenagear o seu talento, tentar compreender o seu desejo de perfeição e entender a dinâmica familiar que levou ao seu trágico destino. 

La Singla 

Paloma Zapata | Espanha | 2022 | 90’ 

Quando Antonia Singla subia ao palco para dançar, não ouvia a música. Nascida surda em uma família cigana no bairro de Somorrostro (hoje praia da Barceloneta em Barcelona) alcançou fama internacional aos 17 anos, cativando o público com sua presença poderosa. No auge da sua fama, ela desapareceu e, meio século depois, a cineasta Paloma Zapata parte em busca de Antonia. O filme entrelaça o passado e o presente numa fascinante exploração da dança como expressão de raiva e do legado de uma das maiores dançarinas de flamenco de todos os tempos. 

Let the Canary Sing 

Alison Ellwood | Estados Unidos, Reino Unido | 2023 | 96’ 

Documentário vigoroso e alegre sobre a estrela pop dos anos 80 Cyndi Lauper. Desde as suas origens humildes numa família católica siciliana no bairro de Queens (NYC) e do seu primeiro grupo de blues-rock, Blue Angel, até à criação da sua própria personalidade de palco – excêntrica, desbocada e deliberadamente ingénua – que a catapultou para a fama com sucessos como “Girls Just Want to Have Fun” ou “She Bop” (sobre a masturbação feminina) e sua capacidade de se reinventar na música e no teatro, enfrentando as imposições da indústria e qualquer tipo de intolerância como uma ativista feminista e pró-direitos LGBTQIA+. 

Love, Deutschmarks and Death  

Cem Kaya | Alemanha | 2022 | 96’ 

A partir dos anos 1960, milhares de turcos foram para a Alemanha trabalhar como mão de obra barata na reconstrução do país. Com eles, os sons de sua terra e sua maneira de entender a música.  

 Das canções de protesto no momento de chegada que circulavam em cassetes piratas, passando pelo “Anatolian rock”, o “Disko folk” psicodélico para casamentos e a mestiçagem entre culturas próprias do século  21, a música turca feita em terras germânicas tem uma evolução que caminha lado a lado com as tendências atuais e suas raízes mais profundas resultando numas história cheia momentos emocionantes.  

Misty – The Erroll Garner Story   

Georges Gachot | Suíça, Alemanha, França | 2024 | 100’ 

Erroll Garner foi um pianista de jazz americano autodidata considerado um gênio por seus colegas. Ele conciliou uma carreira tremendamente bem-sucedida com uma vida privada complexa e pouco transparente. 

 O diretor Georges Gachot mergulha na memória do músico e traz um material de arquivo cheio de pequenas histórias que ajudam a entender uma figura muito admirada musicalmente, mas pouco conhecida na sua intimidade.   

Mutiny in Heaven: The Birthday Party 

Ian White | Australia |2023 | 98’ 

Esta é a breve e terrível história de The Birthday Party, o grupo pós-punk australiano impulsionado pela relação incendiária entre o vocalista Nick Cave e o guitarrista Rowland S. Howard. Da vibrante cena de Melbourne dos anos 1970 passando pelos anos de desnutrição e heroína em Londres até a fuga final para Berlim, a banda criou uma lenda que ecoa ainda hoje. Com um material de arquivo de tirar o fôlego, o filme mergulha de cabeça nas caóticas apresentações da banda e suas relações tempestuosas.  

Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird 

Nicolas Jack Davies | Alemanha | 2023 | 127’ 

“Se isso ficar estranho, prometa que podemos simplesmente parar, pois nada é mais importante do que amar você.” Estas foram as palavras de Omar Rodríguez-López ao seu amigo de infância Cedric Bixler-Zavala em janeiro de 2000, às vésperas de gravar um álbum que mudaria suas vidas para sempre. Este pacto durou uma década, o suficiente para ser destruído pelo engano, pela Cientologia e pela traição. O filme explora a jornada de imigrantes estrangeiros a ícones do rock com The Mars Volta e At the Drive-In, através da amizade, criatividade e o caminho tumultuado para o perdão e a redenção, abordando temas de sucesso, vício e tristeza. 

Peter Doherty: Stranger In My Own Skin 

Katia De Vidas | Francia | 2023 | 90’ 

Katia De Vidas filmou a intimidade de seu companheiro sentimental, Peter Doherty, durante 10 anos. Em casa, nos camarins e em momentos longe dos fãs, ela retratou “uma pessoa que só sabe viver em suas canções”. Entre o vício, o palco e a eterna promessa de que um dia estará limpo, Peter foi de popstar adorado pela mídia a um personagem escuro e solitário. Neste filme a diretora mostra o arco de transformação do personagem de forma muito sutil. Filme vencedor do In-Edit Barcelona 2023. 

The 9 lives of Barbara Dane 

Maureen Gosling | Estados Unidos | 2023 | 107’ 

Durante décadas, Barbara Dane emprestou sua voz estelar ao movimento pelos Direitos Humanos e Justiça Social nos Estados Unidos, o que lhe rendeu um impressionante arquivo feito pelo FBI ao longo dos anos.  Profundamente respeitada por gente como Louis Armstrong, Pete Seeger, Lightnin’ Hopkins, Earl Hines, outras estrelas do folk, blues e jazz, Barbara construiu um legado através de música, ativismo e amor. Hoje, com mais de 90 anos, ela sai em turnê para celebrar sua trajetória. 

The Legacy of J Dilla 

Esther Dere, Christopher Frierson | Estados Unidos | 2023 | 71’ 

Em 2024, o lendário produtor J Dilla (também conhecido como Jay Dee) faria 50 anos.  Para celebrar a data, o The New York Times produziu este emotivo retrato do artista. 

Realizado a partir de material exclusivo fornecido pela família, o filme explica a maneira de entender e fazer música de um jovem que de seu porão em Detroit moldou o som da cena do Hip Hop. Criando bases para De La Soul, the Pharcyde, A Tribe Called Quest e tantos outros, J Dilla começou atuando em diferentes coletivos, mas pouco a pouco foi se isolando para tratar uma estranha doença que levou a morte aos 32 anos, poucos dias depois de lançar sua obra prima “Donuts” (2006). 

The Stones & Brian Jones 

Nick Broomfield | Reino Unido | 2023 | 93′ 

Gênio, símbolo sexual, alma perdida, dândi, Brian Jones tinha muitas facetas e ninguém ficava indiferente a ele. Neste documentário, o aclamado diretor Nick Bloomfield desvenda a história do ícone dos Rolling Stones que terminou misteriosamente seus dias no fundo de uma piscina com apenas 27 anos.  

Com entrevistas detalhadas e imagens de arquivo inéditas até agora, a vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones é mostrada aqui com detalhes nunca vistos em um o filme que tem tudo o que você espera de um filme sobre os Stones: sexo, drogas e rock n’ roll a todo vapor. 

This is a Film About The Black Keys 

Jeff Dupre | Estados Unidos | 2024 | 88’ 

Esta é a estranha história de uma amizade improvável entre o nerd da escola e o garoto popular que jogava futebol. “This is a Film About The Black Keys” acompanha a jornada de Dan Auerbach e Patrick Carney desde sua primeira sessão de improvisação em um porão em Akron, Ohio, até o estrelato nos palcos mais celebrados do mundo. Uma relação que resistiu a intermináveis turnês, gravações e mudanças bruscas de humor. Um quarto de século depois, eles continuam mais unidos do que nunca.  

Zef – The Story Of Die Antwoord 

Jon Day | África do Sul | 2024 | 90’ 

A banda sul-africana Die Antwoord é certamente uma das formações musicais mais inquietantes dos últimos anos. Para contar sua história o produtor/diretor Jon Day passou 5 anos filmando a dupla com a ajuda do fotógrafo surrealista Roger Ballen, que firma todos os clipes da formação. Tal como a sua música, o documentário é chocante, provocativo, altamente criativo e estranhamente engraçado. sem dúvida, um dos grandes lançamentos do ano. 

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rádio DinamicoFM

Publicidade

Pré-venda LP Noturnall – Cosmic Redemption

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias