A emissora inglesa BBC confirmou a produção de uma série de seis episódios inspirada no livro “Hamburg Days”. Lançado em 1999 por Klaus Voormann e Astrid Kirchherr, a obra detalha o período formativo dos Beatles na cidade alemã no início dos anos 1960. Naquela época, antes da fama global, a banda se apresentava por longas horas em condições desafiadoras, desenvolvendo a sonoridade que os levaria ao reconhecimento mundial.
Astrid Kirchherr, que faleceu em 2020, era namorada do então baixista Stu Sutcliffe e se tornou próxima dos músicos. Ela é creditada por sugerir o corte de cabelo que se tornaria uma das marcas visuais do grupo. Klaus Voormann, por sua vez, dividiu um apartamento com os integrantes da banda e, mais tarde, os acompanhou de volta à Inglaterra, onde continuou sua carreira musical.
Voormann possui uma trajetória notável na música. Ele tocou com todos os ex-Beatles em suas carreiras solo e é o responsável pela arte da capa do álbum “Revolver”. Além disso, integrou o Manfred Mann, foi baixista na primeira formação da Plastic Ono Band de John Lennon, ao lado de Eric Clapton e Alan White (futuro baterista do Yes), atuou como músico de estúdio em faixas como “You’re So Vain” de Carly Simon e no disco “Transformer” de Lou Reed, e produziu o sucesso “Da Da Da” do grupo alemão Trio. Klaus Voormann atuará como consultor criativo na nova série da BBC.
A produção ainda não tem data de lançamento ou elenco definidos, mas a expectativa é que seja lançada antes de 2028. Neste mesmo ano, está prevista a estreia da tetralogia sobre a banda dirigida por Sam Mendes. Esta não é a primeira vez que a fase de Hamburgo dos Beatles é retratada audiovisual. Em 1994, o filme “Backbeat”, conhecido no Brasil como “Os Cinco Rapazes de Liverpool”, explorou essa parte da história do grupo, com Stephen Dorff e Sheryl Lee interpretando Stu e Astrid. A trilha sonora do filme foi gravada por uma banda formada por músicos da cena dos anos 90, incluindo Dave Pirner (Soul Asylum), Greg Dulli (Afghan Whigs), Thurston Moore, Don Fleming (Gumball), Henry Rollins, Mike Mills (R.E.M.) e Dave Grohl.



