O último álbum do Soft Cell foi concebido a partir das experiências de Dave Ball com morfina durante uma internação e concluído apenas alguns dias antes de sua morte.
Em entrevista concedida à revista Classic Pop (via Far Out) meses antes de falecer, o tecladista detalhou que “Danceteria”, sexto disco de estúdio da dupla, traduz sons que escutava enquanto recebia morfina após fraturar a coluna em 2022. Ball contou que as faixas representam “um reflexo digital” do que vivenciou no hospital e também rememoram aventuras que ele e Marc Almond viveram na década de 1980.
Ball relatou ter escrito boa parte do material no 24º andar de um prédio em Londres, panorama que considerou “futurista” em comparação ao apartamento no quarto andar onde mora atualmente. Já Almond afirmou que o título do álbum remete aos primeiros anos da banda em Nova York, quando o duo se sentia “tanto americano quanto britânico”.
“Danceteria” ainda não tem data de lançamento confirmada. Mesmo após a perda de Ball, Soft Cell mantém o plano de colocar nas lojas, em 31 de outubro, uma edição super deluxe de “The Art of Falling Apart”, clássico de 1983. Fora do grupo, Ball também foi cofundador do projeto eletrônico The Grid em 1988.




