O projeto SoundScars acredita que as diferentes manifestações de arte marcam nossa alma. Quando ouvimos uma música ou uma banda pela primeira vez, já estamos sendo transformados. As “cicatrizes sonoras” de tudo aquilo que nos toca começam a aparecer e não nos deixam ser mais os mesmos.
Essa filosofia guia o segundo álbum do projeto, intitulado “My Scars”. Nele, Rubem Barreto apresenta algumas de suas cicatrizes e principais influências através de releituras nada óbvias de canções de artistas consagrados da música mundial, todas adaptadas para heavy metal e rock ‘n’ roll.
A produção segue a parceria bem-sucedida do álbum anterior, com Celo Oliveira (Estúdio Kolera) novamente à frente do projeto. Ele participou ativamente dos arranjos junto com Rubem, deixando as cicatrizes aflorarem em forma de arranjos, solos e timbres, muitas vezes bem diferentes do original. O resultado não é uma simples coletânea de covers, mas um tributo ao jeito “SoundScars” de reinterpretar artistas que fizeram diferença na formação musical de Rubem.
Com uma formatação audaciosa, “My Scars” reúne 12 cantores convidados para as 12 faixas do álbum. Entre as participações estão Anna Porreca (ex-Lynx the Revenge), Carina Oliveira (ex-Soulrun), Gabby Vessoni (Fleesh), Gui de Siervi, Lorena Tato (ex-Dark Tower), Hanna Paulino (Shamangra), Renato Trevas (Azul Limão), Lisa Nascimento (ex-Unfaith), Zaira Marques (Zaira Band), Rox Pinheiro, Gus Monsanto e Thiago Millores.
O trabalho é dedicado à amiga e cantora Lisa Nascimento, que nos deixou poucas semanas após gravar sua participação. “The spirit carries on”, como diz a mensagem do projeto.




