O supergrupo de heavy metal Axe Dragger, que conta com o vocalista original do Pantera, Terry Glaze, o guitarrista Bob Balch (Fu Manchu, Slower), o baixista Fredrik Isaksson (Dark Funeral) e o ex-baterista do Pentagram, Pete Campbell, assinou contrato com a Ripple Music. A banda lançará seu álbum de estreia autointitulado, “Axe Dragger”, na primavera de 2026.
A formação do Axe Dragger começou como uma colaboração à distância entre Balch e Campbell. Os dois músicos trocavam riffs e ideias de bateria remotamente, construindo uma base que se expandiu. O projeto ganhou força com a entrada de Glaze e Isaksson. Ao longo de um ano, o quarteto desenvolveu seu som.
Bob Balch explicou a origem do projeto: “Eu estava em contato com o baterista Pete Campbell há um tempo para trocar riffs, batidas de bateria e ideias. Também tenho ensinado um aluno via FaceTime por alguns anos que quer aprender Riot, Judas Priest e Dio antigos – e isso realmente me motivou a começar a escrever um projeto de heavy metal old-school.”
Ele continuou: “Então, Pete e eu começamos a enviar riffs e batidas um para o outro, e quando tínhamos algumas músicas sólidas, trouxemos o vocalista Terry Glaze e o baixista Fredrik Isaksson. A primeira música que Terry enviou de volta foi ‘Axe Dragger’, e Pete e eu ficamos impressionados. A partir daí, todos nós nos animamos, e ao longo de um ano, montamos este disco. É um reflexo puro do heavy metal do início dos anos 80 – e espero que gostem. Para os fãs de guitarra, este disco está repleto de modos harmônicos menores, no estilo do Iron Maiden da era ‘Powerslave’!”
O álbum “Axe Dragger” foi mixado por Brian Scheuble (Mötley Crüe, Whitesnake) e masterizado por Dave Collins (Metallica, Soundgarden). A masterização para vinil e CD ficou a cargo de Carl Saff. A arte da capa é de Seldon Hunt e a foto de imprensa foi feita por John McGill.



