Terence Stamp, ator britânico indicado ao Oscar e conhecido por interpretar o General Zod em “Superman” (1978) e “Superman II” (1980), faleceu aos 87 anos. A família confirmou a morte neste domingo (17) em comunicado à agência de notícias Reuters.
“Ele deixa uma obra extraordinária, tanto como ator quanto como escritor, que continuará a emocionar e inspirar pessoas por muitos anos”, afirmou a família na nota. Eles também pediram privacidade “neste momento de tristeza”.
Nascido no East End de Londres em 1938, Stamp iniciou sua carreira após deixar a escola e estudar teatro. Ele se tornou conhecido por sua beleza e estilo. Formou um casal com a atriz Julie Christie, com quem atuou em “Longe Deste Insensato Mundo” (1967). Também teve um relacionamento com a modelo Jean Shrimpton.
Após não conseguir o papel de James Bond, Stamp trabalhou em produções italianas, incluindo um filme com Federico Fellini no final dos anos 1960. Ele se afastou dos holofotes por um período para estudar ioga na Índia.
Seu papel mais famoso foi o do General Zod, líder dos kryptonianos, em “Superman” e sua sequência. Stamp continuou a atuar em diversos filmes, como “Operação Valquíria” (2008), com Tom Cruise, e “Os Agentes do Destino” (2011), com Matt Damon. Ele também participou de produções dirigidas por Tim Burton.