O guitarrista Tony Iommi, do Black Sabbath, e a Gibson anunciaram o lançamento de um captador humbucker com a assinatura do músico. O item, disponível por US$ 229, marca o retorno do modelo ao mercado após sua introdução inicial nos anos 1990.
A Gibson havia colaborado com Iommi pela primeira vez no final dos anos 1990 para criar o primeiro captador exclusivo da empresa. As versões originais tornaram-se difíceis de encontrar.
O novo captador Tony Iommi Signature Humbucker possui uma configuração de ímãs de cerâmica e Alnico 2, além de enrolamentos específicos. Essas características contribuem para o som e o sustain que definem a sonoridade de Iommi com o Black Sabbath. O captador é selado com cera e epóxi para proteção contra feedback indesejado, mantendo a clareza mesmo com distorção. Sua fiação de 4 condutores permite operações em série, paralelo e bobina dividida.
Tony Iommi comentou em comunicado à imprensa sobre o lançamento: “Estou muito feliz que a Gibson está trazendo de volta meu humbucker exclusivo, eles estavam ficando bem difíceis de encontrar!” Ele acrescentou que o captador foi desenvolvido após testes em Nashville para alcançar o tom e o sustain ideais para suas guitarras, adaptando-se a cordas de calibre leve e afinações baixas, mas com alta saída.
Cesar Gueikian, presidente e CEO da Gibson, declarou que instalou esses captadores em uma de suas guitarras há 15 anos e ficou surpreso com o som de Tony Iommi e Black Sabbath que conseguiu. Ele também destacou o design do captador.
