Trabalhos Espaciais Manuais lança “Harapan”, novo single de estreia instrumental

Marcelo Scherer
2 minutos de leitura
Trabalhos Especiais Manuais (TEM). Crédito: Ricardo Ara.

A banda instrumentalista Trabalhos Espaciais Manuais chega ao mercado com “Harapan”, lançado no dia 22 de outubro. É o quarto single de divulgação de Ponto de Curva, álbum de estreia previsto para novembro. A faixa traz para frente influências do forró e do maracatu, elementos da música brasileira que dialogam com o afrobeat e a psicodelia já presentes na sonoridade do grupo.

O saxofonista Tomás Piccinini começou a desenvolver “Harapan” a partir de um improviso durante sessões de experimentação. A composição ganhou corpo com novas partes e arranjos construídos colaborativamente pela banda durante a pré-produção do disco. O título, que significa “esperança” em malaio, foi escolhido pelo músico após pesquisar traduções da palavra em diferentes idiomas. “Quando vi e ouvi Harapan, achei uma sonoridade bonita e condizente com o significado que buscava”, explica Tomás.

A produção ficou a cargo de Duda Raupp, produtor que vem ganhando espaço na cena de Porto Alegre. O trabalho com a banda surgiu do desejo de explorar novas formas de gravação. Com uma postura aberta e curiosa, Raupp ajudou a organizar as ideias do grupo e estimulou experimentações em estúdio, consolidando a identidade sonora que a TEM vinha construindo desde seus primeiros registros. Duda também trabalhou no recente álbum de Luedji Luna, que foi indicado ao Grammy Latino 2024.

Ponto de Curva deve funcionar como síntese da trajetória do grupo, definindo como sua obra será reconhecida no cenário da música instrumental brasileira. O álbum chega em novembro.

Ouça abaixo o single “Harapan” da Trabalhos Especiais Manuais

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *