Últimos shows de Mani com Stone Roses e Primal Scream

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Mani. Foto: Reprodução.

Últimos shows de Mani com Stone Roses e Primal Scream voltaram a circular nas redes após a morte do baixista Gary “Mani” Mounfield, confirmada pela família em 20 de novembro de 2025, aos 63 anos.

Os registros destacam a apresentação do Stone Roses no Hampden Park, em Glasgow, realizada em 2017, quando o grupo encerrou a turnê de reunião. No repertório apareceram faixas marcantes como “I Wanna Be Adored”, “Fools Gold” e “I Am the Resurrection”. Esse show tornou-se a despedida de Mani da banda que integrou desde 1987 e com a qual gravou dois álbuns de estúdio antes da primeira separação, em 1996.

Já o último palco dividido com o Primal Scream foi montado nos Jardins de Princes Street, em Edimburgo, durante as celebrações de Hogmanay de 2011. O set incluiu “Movin’ On Up”, “Loaded” e “Rocks”. Mani havia se juntado ao grupo em 1996 e permaneceu até o reencontro do Stone Roses, seis meses depois desse show escocês.

Nascido em Crumpsall, Manchester, em 16 de novembro de 1962, Mani deixou dois filhos gêmeos, Gene e George, de 12 anos. A esposa, Imelda, morreu em 18 de novembro de 2023. Pouco antes de falecer, o músico anunciara uma turnê de conversas que ocorreria entre setembro de 2026 e junho de 2027, abordando momentos como o histórico concerto de Spike Island, em 1990.

Companheiros de geração, entre eles Ian Brown, Tim Burgess e Liam Gallagher, publicaram homenagens. Nas palavras do jornalista John Robb, Mani era “a alma do Stone Roses”. Enquanto as despedidas continuam, os vídeos dos dois shows finais ajudam os fãs a reviver as últimas notas do baixista nos palcos.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *