Yo La Tengo homenageia Rob Reiner durante o tradicional show de Hanukkah realizado segunda-feira (16) no Bowery Ballroom, em Nova York, ao interpretar “Gimme Some Money”, faixa do filme “This Is Spinal Tap”.
Antes da execução, o vocalista Ira Kaplan explicou ao público que o grupo não esperava “saudar nem memorializar” o cineasta neste fim de ano. A escolha da canção faz referência direta ao longa de 1984 que marcou a estreia de Reiner na direção.
O tributo ocorreu dois dias após o diretor, de 78 anos, e sua esposa, Michele Singer-Reiner, 68, serem encontrados mortos em casa, em Los Angeles. Segundo a polícia local, o caso é tratado como homicídio. O filho do casal, Nick Reiner, 32, foi preso e permanece detido sob fiança de US$ 4 milhões. Ontem ele foi formalmente acusado dos assassinatos.
A morte do realizador gerou manifestações de colegas como Stephen King e Paul McCartney. O ex-presidente Donald Trump, em post na rede Truth Social, associou o crime às críticas de Reiner ao seu governo, comentário que recebeu reprimendas públicas de artistas como Jack White e Whoopi Goldberg.
Rob Reiner dirigiu títulos essenciais dos anos 1980 e 1990, entre eles “Stand by Me”, “The Princess Bride”, “When Harry Met Sally”, “Misery” e “A Few Good Men”, pelo qual foi indicado ao Oscar. “This Is Spinal Tap II”, lançado no início de 2025, acabou se tornando seu último trabalho.
Com o cover, Yo La Tengo somou-se à lista de homenagens que surgem para lembrar a carreira multifacetada do cineasta e sua relação com a música.



