A banda paulistana Reexista, formada por músicos com histórico no rock underground, lançou seu álbum homônimo de forma independente. O disco já está disponível nos principais tocadores digitais e apresenta uma fusão de rock nacional dos anos 1980 e 1990 com punk rock, hardcore melódico, grunge e pós-punk.
O grupo, criado em 2023, é composto por Renato 77 (voz e baixo), Guilherme Goto (guitarra) e Fabricio Tavares (bateria). Os integrantes são conhecidos por suas passagens em bandas como Gritando HxCx, Lobotomia, Calibre 12, Invasores de Cérebro e Andralls. Eles também fazem parte da Hardcore por Ódio, projeto que, segundo o vocalista, possui uma proposta diferente da Reexista.
“Após 15 anos juntos na Hardcore por Ódio, decidimos criar a Reexista (re-exista, resista), com um propósito diferente da HCPO, que fala de revolta, ódio, crítica social”, explicou Renato 77. “A Reexista traz mensagens positivas, de superação, amor e esperança. Esta nova banda também reflete a maturidade da banda, tanto em qualidade musical quanto com experiências vividas.”
O álbum “Reexista” conta com 11 faixas e teve a produção de Michel Kuaker, que também participa das músicas “Nova Era” e “Se Tudo der Certo”. A gravação ocorreu no estúdio Wah Wah, em São Paulo. “O Kuaker acrescentou detalhes muito importantes para concretizar uma sonoridade mais rock pro disco no estúdio Wah Wah, referência no rock nacional e verdadeiro laboratório sonoro em São Paulo”, afirmou Renato 77.
O vocalista destacou que o novo projeto utiliza o rock como uma forma de resistência e acolhimento, abordando a saúde emocional. O lançamento do álbum coincide com o mês de setembro, período da campanha brasileira de prevenção ao suicídio.
A faixa “E o que Passou” foi escolhida pela banda para divulgar o lançamento. A canção aborda temas de força e superação. “Fala sobre seguir em frente e se reinventar. Por mais que existam dores e obstáculos, o que ficou para trás não precisa nos aprisionar. A canção reforça a bandeira da banda de acolhimento e resistência, trazendo esperança para quem enfrenta momentos difíceis e lembrando que sempre é possível recomeçar”, revelou Renato 77.