ABBHAMA foi uma banda de Rock Progressivo Sinfônico vinda da Indonésia, (extremo oriente da Ásia), um país que ja possuía algumas bandas realizando um grande trabalho dentro do cenário Progressivo, como GURUH GYPSY ou SHARK MOVE. Em 1978 o ABBHAMA gravou “Alam Raya” (grande natureza ou universo), lançado em formato cassete, que mais tarde seria lançado em CD por uma gravadora japonesa). A sonoridade é muito doce, principalmente devido a voz de Iwan Madjid, quase melancólica e muito agradável. A parte instrumental é de certa forma ingênua, porém com um toque muito pessoal, as harmonias das peças são bem interessantes, agradáveis e suaves, e alguns arranjos orientais dão-lhes um estatuto especial. Todas as músicas são cantadas na língua nativa dificultando a compreensão das letras. Para alguns ouvintes a banda pode não soar muito profissional ou até mesmo possuir um som “inocente”, mas a beleza de suas músicas está justamente aí, melodias simples muito ingênuas mas com uma toque muito particular e especial.
O álbum inicia com “Kembali”, que talvez soe como um tipo de Disco Music da indonésia, muito rítmica que muda repentinamente quando os vocais começam, e ainda tem um ótimo trabalho de guitarra combinado com uma flauta jazzística. Não é a faixa mais forte do álbum, mas demonstra a capacidade da banda em realizar mudanças radicais. “Asmada” começa com uma sólida introdução de teclado até que a voz se junta, novamente alguma influência barroca diluída aparece e uma excelente guitarra proporciona alguns momentos deliciosos, boa composição, talvez um pouco suave para quem está acostumado com os clássicos. É um bom destaque do disco, e Iwan Madjid apresenta uma voz perfeita para este tipo de estilo Progressivo. Há uma agradável interação entre os músicos e existem algumas fortes passagens de teclado entrelaçadas com o oboé ou flauta.
A faixa título, “Alam Raya”, recomeça com violão e flauta, outra boa composição. “Karam” está mais ou menos na mesma linha da faixa anterior, porém, mais melódica. A faixa evolui para algo muito leve, quase como uma música de Natal em uma linguagem estranha (para nós). “Indonesia” é a música que mais se aproxima de um épico com seus quase 8 minutos de duração, sendo a faixa mais longa do álbum. O ABBHAMA apresenta uma música folclórica extremamente bonita guiada pela flauta e depois pelo oboé, novamente aparece a marca registrada, Madjid, e sua voz peculiar que inicia uma série de mudanças, o trabalho do piano é simplesmente excepcional, depois começa um Rock no estilo mais puro do final dos anos 50 por alguns segundos, apenas para voltar à mesma melodia mas desta vez um pouco mais dramática e então fechar a música com a banda completa. As demais faixas seguem a mesma linha, misturando arranjos elaborados com melodias simples (por vezes com uma beleza ingênua).
Apesar de o ABBHAMA ter gravado um disco muito interessante, a banda infelizmente não durou muito tempo, pois foi dissolvida um ano depois após o lançamento de seu único registro, e caindo na obscuridade. “Alam Raya” é uma joia rara e de vez em quando algumas menções ao disco aparecem em círculos musicais, isso significa que eles talvez não sejam tão ignorados assim.
Artista: ABBHAMA
Álbum: Alam Raya
Ano: 1978
País: Indonésia
Gênero: Symphonic Prog
Faixas
Kembali (4:37)
Asmara (2:57)
Alam Raya (3:42)
Karam (3:53)
Keriadaan Yang Ada (5:24)
Terlenia (Instrumental) (3:04)
Air (4:34)
Malam (3:54)
Indonesia (7:40)
Ibu (4:16)
Músicos:
– Iwan Madjid: piano, vocals
– Oni: keyboards
– Darwin: bass
– Robin: drums
– Dhrama: flute
– Cok B: guitar
– Hendro: oboe
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