fbpx

Rock Rarity apresenta: ARACHNOID

Fundada na comuna de Gournay-sur-Marne, em 1970, o ARACHNOID é uma banda francesa cuja música é uma combinação de estilos de outros grupos franceses de Prog sinfônico adicionada de uma atmosfera “dark”, lembrando os trabalhos do UNIVERS ZERO e do britânico KING CRIMSON. O som “dark”, presente nesse único disco homônimo da banda, é conseguido principalmente pelo emprego de estruturas melódicas similares ao que encontramos no álbum “Larks ‘Tongues In Aspic”, do KING CRIMSON e os vocais dramáticos são bastante semelhantes aos de Christian Decamps do conterrâneo ANGE. A música expressa uma tensão contínua com partes chamativas de guitarra e intervenções “atormentadas” no teclado.

Abrindo a versão original em vinil, “Le Chamadere”, inicia com notas misteriosas de sintetizador por cerca de um minuto, quando somos então agraciados com uma incrível melodia de guitarra. Essa peça apresenta ótima harmonia e belas passagens de sintetizador. “Piano Caveau” abre com algumas falas e piano. À medida que a bateria mantém o ritmo, somos brindados com ondas de mellotron,  sintetizadores “borbulhantes” e piano, quando tudo se acalma.  “Toutes Ces Images/Segamisec Setout” traz vocais suaves por cerca de dois minutos, depois guitarra e bateria entram criando um som lindo, com sintetizadores e mellotron melhorando mais ainda, o que já estava ótimo. “La Guêpe” apresenta um som celestial graças ao mellotron e aos sintetizadores, o sax chega mais tarde e, à medida que as palavras são ditas, um ritmo intenso saúda os nossos ouvidos. Os sintetizadores dominam as duas curtas peças finais, “L’Adieu Au Pierrot/Final”, o que não é muito surpreendente, visto que eram dois tecladistas na banda.

Tanto a versão em CD pela Belle Antique (MAR 95181, Japan), como a versão pela Musea  Records (FGBG 4126.AR – 1996, France), trazem 5 faixas bônus.
“In The Screen Side of Your Eyes”, (aparece como terceira faixa em ambas as versões em CD), apresentando flauta e vocais suaves, e ótimos sintetizadores. Os demais bônus são: 3 faixas gravadas ao vivo e uma versão instrumental remasterizada de “Piano Caveau”.

Artista: ARACHNOID
Álbum: Arachnoid
Ano: 1979
Gêneros: Zeuhl, Avant Gard, Symphonic Prog
País: França

Arachnoid – Arachnoid

Le Chamadere (13:49)
Piano Caveau (7:18)
In the Screen Side Of Your Eyes (4:03)
Toutes Ces Images (8:04)
La Guepe (8:39)
L’Adieu Au Pierrot (0:57)
Final (3:02)

Bonus Tracks:

L’Hiver (4:14)
Le Pierrot (5:07)
L’Adieu (3:20)
Piano Caveau (instrumental) (7:15)

Músicos:

– Francois Faugieres: organ, Mellotron, vocals
– Pierre Kuti: acoustic and electric pianos, synths
– Bernard Mini: drums
– Marc Meryl: lead vocals, tambourine
– Philippe Honore: flute, saxophone
– Yves Javault: vocals
– Christine Mariey: voice
– Martine Rateau: voice
– Patrick Woindrich: bass, guitar, vocals
– Nicolas Popowski: guitar, vocals

Autor

  • Fabio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    View all posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rádio DinamicoFM

Publicidade

Pré-venda LP Noturnall – Cosmic Redemption

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias