fbpx

Rock Rarity apresenta: First Battle da banda belga Waterloo

WATERLOO foi uma banda belga de Heavy Prog/Psych Rock, composta por Dirk Bogaert (vocal, flauta), Gus Roan (guitarra), Marc Malyster (órgão), Jacky Mauer (bateria) e Jean-Paul Janssens (baixo) formada no outono de 1969, das cinzas de um trio de Blues-Rock baseado em Bruxelas.

Lançado em 1970, “First Battle” é o único álbum da banda, (distribuído apenas na Bélgica), contendo fotografias tiradas no Waterloo Battlefield Museum, e lançado sob o selo francês Vogue em fevereiro de 1970. Uma versão mais elaborada da faixa “Meet Again” foi lançada como single, levando a um lançamento subsequente do álbum em Portugal, sob o rótulo “Roda”.

Musicalmente, “First Battle” é uma ótima mistura de faixas curtas (abaixo de 4 minutos, exceto a faixa final de 11 minutos) trilhando um estilo Psych-Rock / Proto-Prog jazzístico. Abrindo o álbum temos o single “Meet Again” (que através de uma incrível sucessão de feitos conseguiu uma grande exibição nas rádios francesas). É uma peça com aura dos anos 60, mesmo que se possa ouvir a influência de Keith Emerson no orgão de Marc Malyster. Faixas mais fortes são as soberbas “Why May I Not Know” com algumas flautas pesadas à la Ian Anderson, e a frenética “Black-Born Children” com suas pausas constantes. Em seguida temos o Blues de “Problems”, a dramática “Guy in the Neighbourhood” e o Hard Rock (à la URIAH HEEP) de “Lonesome Road” que também são muito dignas da atenção do Proghead. A pedra angular do álbum é a longa “Diary of An Old Man”, uma incrível faixa de Blues-Rock Progressivo jazzístico com muitos solos excelentes e interação entre todos os envolvidos, principalmente a guitarra de Roan, e a flauta de Bogaert com sua aura “Tulliana”.

Algumas faixas bônus consistem em singles que estavam seguindo ou precedendo o lançamento de “First Battle”, mas a maioria apresenta uma formação alterada com Malyster e Janssens saindo e sendo substituídos por Frank Wuyts (ex-WALLACE COLLECTION) e Jean-Paul Musette respectivamente, e a adição do saxofonista e dono da livraria Van Rymenant, criando assim uma inclinação mais jazzística no som do grupo. O maior presente nessas faixas bônus é “Youngest Day” de 7 minutos, uma excelente faixa Prog que mostra que o grupo estava deslizando em direção ao seu futuro estilo Fusion. “Bobo’s Dream” (que lembra “Gypsy” do URIAH HEEP) e “Bad Time” mostram que a banda estava pronta para avançar ainda mais em territórios desconhecidos.

Embora uma turnê de 40 datas tenha se seguido ao lançamento do álbum, incluindo a oportunidade de apoiar o FAMILY, e uma abertura no festival de Ghent em 1970, o fim da banda teve seu início com a saída de Marc Malyster, para trabalhar em outros projetos paralelos. Embora Malyster tenha sido substituído por John Van Rymenant, que como saxofonista, trouxe à banda uma ênfase jazzística, as demos para o lançamento subsequente de 1972 “The Youngest Day” permaneceram inéditas, pois a banda se separou amigavelmente.

Dirk Bogaert, o baterista Jacky Mauser e o tecladista Frank Wuyts apareceriam dois anos depois na banda PAZOP e gravariam outro álbum soberbo (engavetado pela gravadora e lançado somente em 2016), disponível pelo selo Musea. Vale muito a pena, se você curte o Proto-Prog do final dos anos 60 e início dos anos 70.

Artista: WATERLOO
Álbum: First Battle
Ano: 1970
Gêneros: Hard Rock, Heavy Prog
País: Bélgica

Waterloo – First Battle

01. Meet Again
02. Why May I Not Know
03. Tumblin’ Jack
04. Black Born Children
05. Life
06. Problems
07. Why Don’t You Follow Me
08. Guy in the Neighbourhood
09. Lonesome Road
10. Diary of an Old Man

Bonus Tracks:
11. Plastic Mind
12. Smile
13. I Can’t Live with Nobody but You
14. The Youngest Day
15. Bobo’s Dream
16. Bad Time

Músicos

• Dirk Bogaert: vocais, flauta
• Gus Roan: guitarra
• Marc Malyster: órgão
• Jacky Mauer: bateria
• Jean-Paul Janssens: baixo

Autor

  • Foto: Fábio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *