Não me arrisco a dizer em alto e bom som que o álbum XYZ, dos londrinos Moose, é uma joia rara perdida na década de 90.
Não se sabe como e porque essas coisas acontecem. Talvez uma péssima estratégia de distribuição da gravadora.
O Moose é muito mais importante para cena de shoegaze e dreampop que nós imaginamos.
O termo “shoegaze”, segundo um especialista da revista Inglesa Sound, nasceu de um show que a banda fez em Londres no ano de 1990 em que o seu vocalista, Russel Yates , passou maior parte do show lendo as letras em um papel abaixo dos seus pés que olhando para a plateia.
Ali, eles ganharam seu lugar na cena Indie britânica como uma das bandas mais reverenciada.
Foi a banda que chamou uma tal de Dolores O’Riordan a participar de um single e que ainda estava a um ano de lançar seu álbum de estreia.
O baixista do Moose, Lincoln Fong, era um engenheiro de gravação do Cocteau Twins, Russell é luthier e fez as guitarras e baixos que Robin Guthrie usou nos álbuns da banda. Richard Thomas, baterista, tocou com Cocteau Twins, The Jesus and Mary Chain e simplesmente o Felt.
O Moose estava ligado, de uma forma ou outra, na cena que se iniciava em Londres e principalmente no Norte da ilha.
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