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A verdadeira história do Surf Rock: mais do que os Beach Boys

Em junho de 1962, o lançamento do segundo single dos Beach Boys, ‘Surfin’ Safari’, trouxe o surf rock para o mainstream, atingindo o top 20 da Billboard. Porém, a história completa revela que o surf era apenas uma faceta de um fenômeno maior: o rock de garagem. Na verdade, entre os Beach Boys, apenas um membro realmente surfava, e o foco no esporte aquático era uma tática de marketing para atrair os adolescentes da costa do Pacífico.

Antes do sucesso dos Beach Boys, várias outras bandas já haviam capturado a essência do surf rock. No início de 1962, seis grupos musicais do noroeste do Pacífico e da Califórnia já estavam criando faixas instrumentais intensas, inspiradas pelas inovações do guitarrista Link Wray, que definiram o som do surf rock com ritmos rápidos e padrões de acordes latinos.

As primeiras músicas de surf rock eram predominantemente instrumentais, projetadas para acompanhar as danças noturnas dos surfistas. Com o tempo, o gênero evoluiu e se tornou mais comercial, como evidenciado pelos hits dos Beach Boys e dos Surfaris. O lendário ‘Surfin’ Bird’ dos Trashmen em 1963 manteve a velocidade e a energia do surf rock inicial, mas perdeu parte de sua essência original.

Apesar da comercialização, o surf rock inicial inspirou novos músicos a explorar o rock and roll de maneira mais crua. Tacoma, Washington, emergiu como um ponto quente para a cultura do rock, resultando na formação de bandas icônicas como The Sonics. Ao mesmo tempo, ‘Louie Louie’ dos Wailers, popularizada pelos Kingsmen em 1963, tornou-se um marco do rock de garagem.

The Revels

Nenhuma banda mencionada na história do surf rock é mais antiga que The Revels, formada por cinco estudantes do ensino médio na pequena cidade de San Luis Obispo, no centro da Califórnia, em meados da década de 1950. Estes jovens músicos foram os primeiros a transformar esta cidade em um próspero centro de rock and roll de garagem. A transformação da banda começou de verdade quando o saxofonista Norman Knowles se juntou a eles em 1959.

Knowles, que mais tarde formou e liderou a banda de surf rock The Sentinals, foi essencial para transformar The Revels de amadores do ensino médio em roqueiros de verdade. Ele co-escreveu e produziu os primeiros singles da banda, incluindo os atrevidos ‘Six Pak’ e ‘Intoxica’, que abordavam o tema transgressor do consumo de álcool por menores, e ‘Church Key’, que se tornou o modelo para todos os instrumentais de surf que surgiriam posteriormente.

Em 1961, o lado B dos Revels, ‘Comanche’, se destacou e foi incluído na trilha sonora do filme Pulp Fiction de Quentin Tarantino de 1994, uma obra que se baseia fortemente no surf rock. A inclusão desta faixa no icônico filme de Tarantino revitalizou o interesse pelo surf rock e destacou a importância dos Revels na formação do gênero.

The (Fabulous) Wailers

Em 1959, The Wailers alcançaram sucesso com o single instrumental ‘Tall Cool One’, marcando o início de sua influência no cenário musical. Ao mudarem seu foco para temas mais praianos com o disco ‘Mau Mau’, eles apresentaram ao mundo uma música explicitamente direcionada aos surfistas, efetivamente iniciando o movimento da música de garagem em Tacoma, Washington.

The Wailers pavimentaram o caminho para outras bandas, como The Ventures, que seguiram seus passos na cena musical de Tacoma. Alguns anos depois, The Sonics também emergiram, baseando seu álbum de estreia fortemente no som inicial dos Wailers. Este som robusto e energético continuou a ressoar, influenciando não apenas o rock de garagem, mas também bandas icônicas como The Kinks.

Um dos legados mais duradouros dos Wailers é a popularização de ‘Louie Louie’. Gravado pelos The Kingsmen em 1963, ‘Louie Louie’ se tornou um clássico, simbolizando o espírito rebelde e enérgico do rock de garagem. A influência dos Wailers também se estendeu à cultura popular, como evidenciado pela famosa cena de John Belushi em uma toga, imortalizada no filme “Animal House”.

Assim, os Wailers não só ajudaram a definir o som do surf rock e do rock de garagem, mas também influenciaram uma geração de músicos e bandas que seguiram seus passos.

The Ventures

Provavelmente a primeira banda a se inclinar conscientemente para o som do surf rock, The Ventures causaram um impacto duradouro com sua inteligente reinterpretação da peça de jazz moderno ‘Walk, Don’t Run’, lançada em 1960. A música rapidamente conquistou o público, alcançando a segunda posição na parada de singles dos Estados Unidos, um feito notável para uma faixa instrumental.

Apesar desse sucesso avassalador, The Ventures se tornaram, para muitos, uma banda de um só hit. Eles conseguiram emplacar algumas outras canções nas paradas, todas covers, mas nunca alcançaram novamente o mesmo nível de sucesso de seu lançamento de estreia. Ainda assim, isso não os impediu de revisitar ‘Walk, Don’t Run’ diversas vezes, incluindo uma versão natalina criativa que mesclava a música com o clássico ‘Sleigh Ride’.

O legado de The Ventures vai além de suas colocações nas paradas. Seu som inovador foi uma influência direta para muitos músicos que vieram depois, especialmente para Dick Dale, um dos maiores expoentes do surf rock. A abordagem única de The Ventures ao som do surf ajudou a moldar o gênero e deixou uma marca na história da música. Mesmo com uma carreira marcada por altos e baixos, sua contribuição para o surf rock é inegável e continua a ser celebrada por fãs do gênero em todo o mundo.

The Marketts

Entre todos os grupos associados ao surf rock, The Marketts provavelmente têm o som menos identificado com o gênero. Isso se deve, em parte, ao fato de serem um grupo de músicos reunidos pelo futuro roteirista Michael Z Gordon, que escreveu a maioria de suas canções. Essa formação inusitada deu ao grupo uma identidade sonora distinta.

A banda contou com a presença ilustre de Hal Blaine, o baterista principal do lendário The Wrecking Crew, conhecido por trabalhar com os Beach Boys, The Crystals, The Mamas and the Papas, The Byrds, entre muitos outros. Blaine participou de algumas das gravações mais icônicas da história do pop, trazendo uma qualidade técnica excepcional para The Marketts.

O maior sucesso dos Marketts foi ‘Out of Limits’, lançado em 1963, uma faixa que ganhou notoriedade ao ser incluída nas trilhas sonoras de filmes como Pulp Fiction e The Outsiders. Apesar disso, o single de estreia da banda, ‘Surfer’s Stomp’, talvez seja a melhor representação do espírito das festas animadas no sul da Califórnia que eles buscavam capturar.

The Marketts, com sua combinação única de talento musical e conexões com a indústria cinematográfica, deixaram uma marca duradoura no cenário musical dos anos 60. Embora seu som não seja tipicamente associado ao surf rock, sua influência e sucesso são inegáveis, refletindo uma época de inovação e experimentação na música pop.

Dick Dale & The Dell-Tones

Apesar de ter existido por apenas três anos, a banda do inovador guitarrista Dick Dale capturou a essência do período áureo do surf rock. Com o lançamento de seu single de estreia, ‘Let’s Go Trippin’, em 1961, Dick Dale e os Del-Tones alcançaram o primeiro grande sucesso nacional do surf music, marcando o início de uma nova era na música.

Nos três anos seguintes, a banda lançou cinco álbuns de estúdio que foram genuinamente feitos para surfistas, refletindo a cultura e o espírito do sul da Califórnia. No entanto, em 1964, Dick Dale teve que fazer uma pausa em sua carreira após ser diagnosticado com câncer.

As contribuições de Dick Dale para a música vão além de suas gravações. Várias faixas dos Del-Tones foram incluídas nos primeiros álbuns dos Beach Boys, e sua colaboração com o designer de instrumentos Leo Fender revolucionou a amplificação da música eletrificada. Juntos, eles abriram caminho para os gêneros de hard rock e heavy metal que surgiriam no final dos anos 60.

Hoje, Dick Dale é talvez mais famoso por sua interpretação de ‘Misirlou’, uma antiga canção folclórica levantina que ele transformou em um clássico operístico do surf rock, utilizando apenas uma única corda de sua guitarra elétrica. Esta faixa ganhou ainda mais notoriedade ao ser incluída na trilha sonora do filme Pulp Fiction, consolidando o legado de Dale como um dos pioneiros mais influentes do surf rock.

The Sentinals

A segunda banda de Norman Knowles teve um papel crucial na consolidação de San Luis Obispo como a capital do surf rock em 1961. O grupo começou com um cover da música ‘Roughshod’ de Link Wray, mas foi com suas homenagens às influências latinas do gênero que eles realmente se destacaram. Canções como ‘Latin’ia’, ‘Tor-Chul’, ‘Latin Soul’ e ‘Encinada’ destacaram-se por capturar a essência do surf rock com um toque latino, diferenciando a banda no cenário musical da época.

No entanto, o reinado do surf rock foi relativamente curto. Em 1964, a sequência de lançamentos de singles da banda chegou ao fim, marcando também o fim efetivo do surf rock como um gênero dominante. Em abril daquele ano, a banda californiana The Pyramids conseguiu alcançar o último sucesso significativo nas paradas de surf rock com a música ‘Penetration’, que atingiu a 18ª posição na parada de singles da Billboard. Este momento foi simbólico, representando o fechamento de uma era para o surf rock.

Apesar do declínio do gênero, a contribuição de Norman Knowles e sua banda para o surf rock, especialmente com a incorporação de elementos latinos, deixou um legado duradouro. Eles não apenas ajudaram a definir o som de uma era, mas também influenciaram futuras gerações de músicos que buscavam inovar dentro e fora do gênero.

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