O guitarrista Adrian Smith, conhecido por seu trabalho no Iron Maiden, confirmou recentemente que fez um teste para o Def Leppard há mais de três décadas. A audição ocorreu em 1991, após o falecimento do então guitarrista do Def Leppard, Steve Clark.
Em entrevista ao MetalJournal.net da Espanha, Smith detalhou o processo. Ele contou que foi contatado por Phil Collen, guitarrista do Def Leppard, e pelo fotógrafo de rock Ross Halfin, que o convidaram para ir a Los Angeles. “Sim, fiz. Fui para Los Angeles por alguns dias”, disse Smith, conforme relatado pelo BLABBERMOUTH.NET. “Phil me ligou, ele e Ross Halfin me ligaram e disseram: ‘Você estaria interessado em ir para lá?’ Eu disse: ‘Sim.'”
Smith passou alguns dias tocando com a banda. “Sentei com o Phil. Tocamos algumas músicas. Soou bem, soou bem. E eles são um grupo de caras ótimos. Mas não deu certo”, explicou. Na época, Smith estava prestes a lançar um álbum com sua banda Psycho Motel, formada após sua saída do Iron Maiden em 1990. Ele concluiu: “Valia a pena tentar. Eles se saíram bem sem mim.”
Phil Collen, do Def Leppard, já havia confirmado em junho de 2023 que Smith e John Sykes, ex-guitarrista do Whitesnake e Thin Lizzy, estavam entre os músicos que fizeram testes para a vaga. A posição acabou sendo preenchida por Vivian Campbell, também ex-Whitesnake.
Durante uma coletiva de imprensa no Hellfest 2023, Collen relembrou o processo de seleção. “Convidamos cinco pessoas que conhecíamos, cinco amigos”, disse Phil à Eonmusic. Ele destacou que Vivian Campbell se encaixou perfeitamente. “A voz de Vivian era inacreditável. E mais do que isso, ele simplesmente se encaixou no estilo do que estamos fazendo.”
Collen também mencionou a importância de se adaptar ao som do Def Leppard. “Com Adrian, ele tocava em sintonia com o que estávamos fazendo nos ensaios”, continuou. “Quer dizer, estávamos tocando músicas do Def Leppard — não estávamos tocando músicas do Iron Maiden, não estávamos tocando músicas do Dio; estávamos tocando Def Leppard. Então, quem entra na nossa casa tem que seguir as mesmas regras.”
A audição de Adrian Smith para o Def Leppard ocorreu um ano depois de sua saída do Iron Maiden, período em que a banda lançava o álbum “No Prayer For The Dying”.



