fbpx

Bruce Springsteen é o mestre da lealdade dos fãs, diz Prince

Assim como a própria indústria musical, o conceito de fandom evoluiu enormemente ao longo do último meio século. Hoje, as grandes comunidades de fãs se reúnem digitalmente em torno de interesses comuns, criando memes e interações online. No entanto, o fenômeno do fandom existia muito antes de surgirem bandas como One Direction ou BTS, que capturam os corações de milhões atualmente. Com Prince e Bruce Springsteen não era diferente.

Nos anos 1970 e 1980, estrelas do rock e do pop eram alvo de devotados seguidores. Antes dos “Directioners” e “Swifties”, havia os “Beatlemaniacs” e “Apple scruffs”, fãs igualmente dedicados, embora com ferramentas diferentes para expressar sua admiração. Uma das estrelas que atraiu um público incrivelmente leal foi Bruce Springsteen, conhecido como “The Boss”. Suas histórias sobre o homem comum americano e sua visão apaixonada do rock and roll conquistaram muitos, levando-o a realizar turnês mundiais com a E Street Band. Springsteen conseguia equilibrar perfeitamente os papéis de homem comum e artista, cativando multidões de fãs.

Prince comentou sobre a devoção dos fãs de Springsteen durante uma entrevista à Rolling Stone em 1990, transcrito pela Far Out Magazine. Embora não fosse “realmente fã” do som de Springsteen, Prince reconhecia seu talento e, particularmente, sua habilidade de cativar o público. “Há um homem cujos fãs eu nunca poderia tirar“, disse Prince, relatando a experiência de assistir a uma performance de Springsteen nos bastidores.

Na época, Prince já havia acumulado sua própria base de fãs leais (a sua fandom base) com seus hits inovadores e estilo impressionante, mas ele sabia que não poderia desviar os fãs de Springsteen de sua música. Essa habilidade de Springsteen em manter a lealdade dos fãs continua verdadeira até os dias de hoje. Sessenta anos após o início de sua carreira, ele ainda possui uma das bases de fãs mais devotadas do mundo. Recentemente, Springsteen realizou dois shows no Estádio de Wembley, em Londres, com capacidade para 90.000 pessoas, e a expectativa está crescendo para um novo filme biográfico sobre ele.

A lealdade dos fãs de Springsteen pode ser atribuída à sua música e persona. Suas canções, como “Thunder Road” e “Born To Run”, contam histórias de amor e vida nos subúrbios americanos, inicialmente atraindo o público. Com o tempo, ele expandiu suas composições, explorando temas mais profundos em álbuns como “Nebraska”, ganhando ainda mais carinho de seus fãs. Entre suas canções de rock and roll e suas composições mais ternas, além de seu inegável talento como artista de palco, Springsteen garantiu um fandom que não mostra sinais de diminuir.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Divina Comédia

Apoie o Jornalismo Musical Independente

Rádio DinamicoFM

Publicidade

Pré-venda LP Noturnall – Cosmic Redemption

Últimas notícias