fbpx

Damon Albarn elege seu álbum favorito do Oasis

Na década de 1990, a batalha entre Blur e Oasis, conhecida como ‘The Battle Of Britpop’, agitou o cenário musical britânico. A rivalidade entre as bandas era tão intensa que se tornou uma lenda cultural. Mas embora Damon Albarn e os irmãos Gallagher fossem inimigos ferozes, parece que o vocalista do Blur sempre teve uma queda por um álbum do Oasis. As informações são da Far Out Magazine.

Durante anos, insultos foram trocados entre as bandas. O Oasis rotulou o Blur como “música de limpador de chaminés de Chas & Dave”, enquanto o Blur chamou o Oasis de “Oasis Quo”. A competição pelas paradas era acirrada e os ânimos estavam sempre exaltados. Nos anos seguintes, Damon disse que a guerra realmente atingiu um nervo, afirmando em um documentário: “Noel Gallagher costumava me irritar constantemente, e isso doía muito, muito na época. Oasis eram como os valentões que eu tive que aguentar na escola.”

Embora publicamente envolvido em uma rivalidade dramática, Albarn surpreendeu a todos ao admitir que era um fã secreto do Oasis. Ele elogiou o álbum de estreia da banda, “Definitely Maybe”, e até mesmo admitiu que achava o Oasis melhor em comunicar sua identidade do que o Blur. Quando questionado sobre sua faixa favorita do Oasis, o vocalista do Blur disse: “Definitivamente algo fora do primeiro álbum”. Elogiando o lançamento de 1994, ele continuou: “Achei o primeiro disco excelente. Parecia ótimo, foi um disco realmente ótimo.

Essa identidade está estabelecida no disco de estreia que Albarn adora. Arrombando as portas da indústria musical e entrando com um dos primeiros lançamentos mais fortes da história, o álbum abrigou sucessos como ‘Supersonic’, ‘Live Forever’ e ‘Rock ‘n’ Roll Star’. Apresentado com seu sotaque mancuniano característico (N.do E.: natural ou habitante de Manchester) e já com um som hino, deu o tom para a carreira do Oasis imediatamente.

No entanto, o disco favorito de Albarn da banda contém uma crítica velada a ele. Alan McGee, chefe da gravadora Oasis, revelou o significado por trás de uma faixa para a Radio X , alegando que ‘Digsy’s Dinner’ foi talvez o início da rivalidade . Ele chamou isso de “uma brincadeira com o Blur”, acrescentando: “Não acho que Noel alguma vez tenha admitido isso. É uma merda daquela coisa do Britpop. Foi Noel provando que ele poderia fazer isso enquanto dormia.”

Apesar dos anos de rivalidade, Albarn revelou que agora mantém uma amizade com Noel Gallagher, o líder do Oasis. Ele expressou respeito por Gallagher como colega, músico e amigo, destacando que ambos passaram por experiências semelhantes nos anos 90.

O álbum de estreia do Oasis, “Definitely Maybe”, é elogiado por sua identidade e impacto na cena musical, e considerado o melhor álbum de estreia de todos os tempos. Albarn, mesmo sendo um rival, reconhece a importância desse disco e sua influência duradoura na cultura britânica.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade