David Bowie avisa: Este álbum não é de Rock n’ Roll… é um genocídio !
Em 1974, após a aposentadoria de Ziggy Stardust e a demissão dos Spiders From Mars, David Bowie lançou Diamond Dogs, marcando uma nova era. Seu último álbum, Alladin Sane, apresentava a icônica capa com o raio desenhado no rosto. Agora, Bowie assumia a persona de Halloween Jack, habitante da caótica Hunger City.
Diamond Dogs, considerado o canto do cisne de Bowie, inspirou-se no distópico livro 1984, de George Orwell, uma década antes do ano fatídico. Nesse sentido, Bowie afirmava na época do lançamento: “Diamond é um álbum extremamente político. É o meu protesto e muito mais do que eu já pude fazer.”
Infelizmente, devido a restrições dos detentores dos direitos de Orwell, apenas o lado B do álbum fazia referências mais sutis à obra original. Em outras palavras, Bowie teve que recriar as letras. Deste modo, resultou em um trabalho complexo que abordava profecias apocalípticas em Future Legend e uma balada dramática de cabaré em Sweet Thing.
Rebel, Rebel, o primeiro single, tornou-se um clássico, transitando entre Ziggy Stardust e influências do emergente movimento punk.
Meio David Bowie, Meio Cão
A arte de Guy Peellaert, mostrando Bowie como uma criatura meio-cão, meio-homem, causou polêmica pela representação explícita. Aliás, edições autênticas da capa, sem censuras, tornaram-se itens valiosos entre colecionadores, atingindo até mil dólares.
Livro
Publicado em 1949, 1984, de George Orwell, descreve uma sociedade oligárquica repressiva. Assim, a obra retrata um regime totalitário, e a conexão com Diamond Dogs adiciona camadas profundas ao álbum, proporcionando uma experiência única ao explorar a mente de Bowie e Orwell.
Deste modo, aventure-se nesse universo único ligando o som no último volume, e cuidado com a selvagem lei de 1984, segundo a perspectiva única de Bowie. Poderoso do início ao fim.
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