Genesis trocou o Rock Progressivo pelo Pop nos anos 1980

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Genesis nos anos 80. Foto: Reprodução/Getty Images.

O Genesis, banda britânica de rock, realizou uma transição estilística notável nos anos 1980, afastando-se do rock progressivo para abraçar sonoridades mais pop. Essa mudança, embora radical, coincidiu com uma alteração no panorama musical da época, que viu o synth-pop, art pop e new wave ganharem destaque.

A saída de membros chave como o vocalista e flautista Peter Gabriel em 1975 e o guitarrista Steve Hackett em 1977 foi um fator determinante. Com a ascensão do baterista Phil Collins ao posto de vocalista principal, ao lado do tecladista Tony Banks e do baixista/guitarrista Mike Rutherford, o Genesis continuou como um trio, o que naturalmente influenciou sua direção musical.

Embora a “metamorfose” criativa tenha se intensificado no início dos anos 80, elementos pop já estavam presentes na discografia da banda desde o álbum de estreia “From Genesis to Revelation” (1969), que incorporava pop orquestral e psicodélico. Canções como “For Absent Friends” e “More Fool Me”, com Collins nos vocais, e faixas como “A Trick of the Tail” e “Afterglow” já sinalizavam uma inclinação para a acessibilidade.

O álbum de 1979, “…And Then There Were Three…”, marcou a primeira gravação do trio e incluiu “Follow You, Follow Me”, que se tornou o primeiro hit Top 10 do Genesis no Reino Unido. Phil Collins afirmou que ter singles de sucesso e ser tocado no rádio sempre esteve na lista de objetivos da banda.

Com o sucesso de “Follow You, Follow Me” e a crescente popularidade do synth-pop, o Genesis explorou ainda mais o território pop em álbuns como “Duke” (1980), com faixas como “Turn It On Again” e “Misunderstanding”. O álbum “Abacab” (1981) seguiu essa tendência, embora a banda ainda mantivesse algumas características do rock progressivo em certas composições.

LEIA MAIS:
Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *