fbpx

MGMT: Como “Electric Feel” definiu uma geração

Entre 2007 e 2008 o cenário indie/rock viveu um pico com lançamentos notáveis de importantes bandas do cenário.

Arctic Monkeys, Radiohead, The White Stripes, Arcade Fire, LCD Soundsystem e MGMT marcaram presença com grandes álbuns. Entre esses, o MGMT lançou Oracular Spectacular e com ele o single ‘Electric Feel’, que se destacou como um hino da indie music, concretizando-se como uma sátira hiperbólica do passado, presente e futuro.

Assim que começaram a compor para o seu álbum de estreia, o MGMT percebeu que o panorama havia mudado radicalmente. A chegada do indie rock propiciou uma série de transformações para o rock tradicional, que viu muitos de seus grandes marcos ao mesmo tempo celebrados e ignorados. O indie rock, no entanto, trouxe uma nova abordagem: nenhuma dessas transformações valeria a pena se não fosse divertida.

Muitos dos hinos dessa época buscavam exatamente essa proposta: bandas tornaram-se líderes quando dominaram a arte de ritmos energéticos e melodias cativantes, enquanto se conectavam com as partes mais relevantes da cultura juvenil. Muitas dessas convenções padronizadas foram incorporadas em Oracular Spectacular. Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser podem ter se apegado às convenções do indie como tantos outros, mas dentro de sua própria música, perceberam que podiam usar a ironia e a sátira como base para sua distinção.

‘Electric Feel’ é uma faixa marcante, com seu baixo, sintetizador e um refrão cativante. Ela cria uma espécie de ritmo dançante indie que se encaixa perfeitamente em todos os cantos indies do país. Tendo a saturação de hits já existentes como plano de fundo, MGMT concebeu ‘Electric Feel’ como uma forma de satirizar a cena, oferecendo uma versão exagerada de tudo o que era tocado nas rádios.

A paródia que fizeram acabou capturando o verdadeiro apelo do indie do início dos anos 2000 e dos esforços eletrônicos. Eles transmitiram a cultura juvenil festiva por meio da inovação técnica, fazendo uma declaração intelectual inesperada que ressoou no zeitgeist cultural. A faixa é extremamente pop, mas a geração mais jovem se sentiu atraída pela familiaridade, principalmente apreciando sua acessibilidade enquanto reconhecia que sua crítica oculta era apenas um bônus adicional.

‘Electric Feel’ foi a primeira música que o MGMT escreveu para o Oracular Spectacular. A canção emergiu de uma atmosfera espontânea, pois os membros se permitiram ser guiados pela intuição e por qualquer coisa que os atraísse no momento.

Os integrantes da banda não tinham aspirações ou sonhos de longo prazo de alcançar grande sucesso. Eles criaram a música em seu dormitório na Universidade Wesleyan e se surpreenderam quando foram contratados e a música se tornou um hit. De alguma forma, algo em sua efemeridade nãochalant capturou a essência da juventude despreocupada mais do que a maioria, com autenticidade permeando seus ritmos sem as restrições da pressão da fama.

Assista abaixo o clipe de Eletric Feel do MGMT

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *