O renomado baterista e um dos membros fundadores da banda de Metal Progressivo Dream Theater, Mike Portnoy, concedeu uma entrevista à Classic Rock onde revelou os 10 álbuns que tiveram um impacto profundo em sua vida. Encabeçando a lista, está um clássico dos Beatles, lançado em 1967.
“O primeiro é um álbum que foi lançado seis semanas depois de eu ter nascido: ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, dos Beatles. Esse álbum mudou minha vida e acredito que mudou a vida de todos no mundo, pois, na época, era o álbum mais inovador já feito. Até hoje, é considerado um dos álbuns mais inovadores de todos os tempos. Realizar um trabalho tão incrível com apenas quatro canais no estúdio é absolutamente notável. É um daqueles álbuns em que eles quebraram todas as regras existentes e, no processo, escreveram um novo livro de regras. A produção é muito profunda“, relatou Portnoy, que nasceu em abril de 1967. “Sgt. Pepper’s” foi lançado em maio do mesmo ano.
Outro álbum destacado por Mike Portnoy é “OK Computer”, do grupo britânico de Rock Alternativo Radiohead. Portnoy comparou “OK Computer” ao icônico álbum dos Beatles, chamando-o de “o Sgt. Pepper’s do novo milênio”.
“Esse álbum foi lançado em 1997, 30 anos depois de ‘Sgt. Pepper’s’, mas, na minha opinião, ‘OK Computer’ é o ‘Sgt. Pepper’s’ do novo milênio. Da mesma forma que ‘Sgt. Pepper’s’ reescreveu todas as regras e foi o modelo para a experimentação em 67, acho que ‘OK Computer’ fez isso em 97 – para toda uma nova geração.
O álbum tem muita profundidade em termos de produção e valor sonoro, mas não é como os álbuns mais recentes do Radiohead, que muitas vezes são pura experimentação. ‘OK Computer’ tem músicas incríveis – de ‘Exit Music (For a Film)’ a ‘Paranoid Android’ e ‘Karma Police’. São músicas incrivelmente bem escritas. Portanto, você tem uma combinação de ótimas músicas e uma produção absolutamente inovadora – uma combinação que faz de ‘OK Computer’ um dos melhores álbuns de todos os tempos“, acrescentou o baterista.
Lançado em maio de 1997, “OK Computer” é o terceiro álbum de estúdio do Radiohead e teve uma influência significativa na criação de “Six Degrees Of Inner Turbulence”, sexto álbum do Dream Theater, lançado em janeiro de 2002.
Deixe um comentário