O Amorphis confirmou que o baixista Olli-Pekka Laine ficará fora da próxima turnê europeia, que começa em 10 de outubro em Stuttgart, por “motivos familiares incontornáveis”.
Em comunicado divulgado em 3 de outubro nas redes sociais da banda, Laine agradeceu o apoio dos fãs e anunciou que o sueco Victor Brandt, conhecido por passagens por Dimmu Borgir e Entombed A.D., ocupará o posto temporariamente. “Agradeço imensamente ao Victor. Não percam a chance de vê-lo ao vivo com o Amorphis”, escreveu.
A excursão acompanha o lançamento de “Borderland”, décimo quinto álbum de estúdio do grupo finlandês, lançado em 26 de setembro pelo selo Reigning Phoenix Music. O Amorphis será atração especial dos shows do Arch Enemy, com participações de Eluveitie e Gatecreeper.
O roteiro europeu abrange 30 datas, passando por Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Suécia e outros países, encerrando-se em 15 de novembro, em Düsseldorf. Segundo Laine, o retorno ao line-up está marcado para 29 de novembro de 2025, quando começa a etapa finlandesa da mesma turnê.
Apesar da mudança, a formação central permanece a mesma: Tomi Joutsen (vocal), Esa Holopainen e Tomi Koivusaari (guitarras), Santeri Kallio (teclados) e Jan Rechberger (bateria). Os ingressos já estão à venda nos canais oficiais das casas de espetáculo.