Ícone do jazz Anthony Jackson morre aos 73 anos

Marcelo Scherer
2 minutos de leitura
Anthony Jackson. Foto: Paul Bergen/Redferns.

Anthony Jackson morre aos 73 anos, confirmaram a Fodera Guitars e músicos próximos, encerrando a trajetória de um dos mais influentes baixistas do jazz e da música pop.

Em postagem no Instagram, a fabricante de instrumentos descreveu Jackson como “um dos baixistas mais visionários” e lembrou que ele “pioneirizou o conceito do contrabaixo de seis cordas”, ampliando as possibilidades do instrumento em jazz, funk e música popular.

Nascido em Nova York em 1972, Jackson destacou-se como músico de estúdio nos anos 1970. Seu currículo inclui gravações com Steely Dan, Roberta Flack, Chaka Khan, Buddy Rich, George Benson, The O’Jays, Paul Simon e Luther Vandross. Em 1983, participou do álbum de estreia homônimo de Madonna, que marcou a ascensão da cantora.

As homenagens lideradas pelo guitarrista Al Di Meola enfatizaram a precisão e a “alma” de Jackson. Em outra mensagem na rede social, Di Meola citou álbuns como “Land of the Midnight Sun” e “Elegant Gypsy”, além de agradecer a Danette Albetta pelo cuidado dedicado ao baixista nos últimos anos, indicando que ele enfrentava problemas de saúde prolongados.

Até o momento, não foi divulgada a causa da morte de Anthony Jackson.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *