Bob Dylan Bootleg Series 18 traz gravações 1956-63

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Bob Dylan. Foto:William C. Eckenberg / The New York Time.

Bob Dylan Bootleg Series 18 chega às lojas em 31 de outubro com 139 registros feitos entre 1956 e 1963, período em que o cantor deixou Minnesota e fincou raízes em Nova York.

Anunciado pela Columbia/Legacy, “Through the Open Window, 1956-1963” compila oito discos com gravações caseiras, apresentações em cafés, ensaios informais e sobras de estúdio, além de shows completos. O destaque é a primeira edição integral da performance no Carnegie Hall, realizada em 26 de outubro de 1963.

Entre as raridades, o público encontrará takes alternativos de clássicos como “Blowin’ in the Wind”, “A Hard Rain’s A-Gonna Fall” e “Don’t Think Twice, It’s All Right”, além de versões preliminares de canções que só seriam lançadas anos depois. Antes do box, já está disponível o outtake “Rocks and Gravel (Solid Road)”.

O encarte de 125 páginas traz um ensaio do historiador Sean Wilentz. Para ele, a coletânea “colapsa tempo e espaço” ao mostrar Dylan “tornando-se a si mesmo” na transição entre a cena folk do Meio-Oeste e o efervescente Greenwich Village.

Com edições em CD, vinil e digital, o lançamento mantém a tradição da série de bootlegs iniciada em 1991, oferecendo agora um retrato sonoro dos anos de formação que antecederam a fama internacional de Dylan.

LEIA MAIS:
Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *