Dave Ball finaliza ‘Danceteria’, último álbum do Soft Cell

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Dave Ball. Crédito: C Brandon/Redferns/Getty Images.

Dave Ball finaliza ‘Danceteria’, último álbum do Soft Cell poucos dias antes de falecer, informou o vocalista Marc Almond em nota divulgada nesta semana.

De acordo com o parceiro de 46 anos de banda, Ball concluiu as mixagens do disco em Londres apenas “alguns dias” antes de morrer em 22 de outubro, aos 66 anos. A causa da morte não foi anunciada.

Almond descreveu o tecladista como “focado e feliz” com o resultado final. Segundo ele, “Danceteria” visita a Nova York do início dos anos 1980, período que moldou o som do duo. O cantor destacou que, agora, o projeto se torna o capítulo final da colaboração iniciada em 1979, quando ambos eram estudantes de arte em Leeds.

O álbum sucederá “*Happiness Not Included*” (2021) e, nas palavras de Almond, “fecha o círculo” da trajetória que rendeu sucessos como “Tainted Love”, número 1 no Reino Unido e em 17 países. Ball e Almond vinham se apresentando novamente neste ano, com o último show no Rewind Festival, em agosto, após turnê na América do Norte.

Fora do Soft Cell, Ball também integrou o projeto eletrônico The Grid e trabalhou com artistas como David Bowie, Kylie Minogue e Pet Shop Boys. “Ele era um gênio musical”, registrou Almond, acrescentando que 2026 estava planejado como “um ano de celebração” para o tecladista.

Sem nova data de lançamento definida, “Danceteria” será o sexto e derradeiro álbum de estúdio do Soft Cell.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *