Exposição do Nirvana “Nirvana: Taking Punk to the Masses”, em cartaz no Museum of Pop Culture (MoPOP), em Seattle, será encerrada em 7 de setembro de 2025, após 14 anos de exibição ininterrupta.
Inaugurada em 2011, a mostra tornou-se parada obrigatória para fãs da banda e do movimento grunge, reunindo instrumentos, memorabilia e depoimentos que contam tanto a trajetória do trio quanto a efervescente cena local dos anos 1990. Em comunicado, o MoPOP informou que o espaço dará lugar a uma futura exposição dedicada “aos múltiplos cenários musicais e artistas do Noroeste do Pacífico ao longo de décadas e gêneros”.
Apesar do encerramento, o museu reforçou que Nirvana e o grunge “sempre estarão no coração do MoPOP” e prometeu novidades sobre a próxima mostra musical em breve. Para marcar a despedida, um evento especial está marcado para 6 de setembro, das 11h às 16h (horário local), com oficinas de confecção de camisetas ao vivo em parceria com The Vera Project, produção de zines DIY com o coletivo Push/Pull, criação de bottons, exibição de filmes e um painel com veteranos da cena de Seattle que discutirão o impacto do grunge.
Enquanto Seattle se prepara para o adeus, Londres mantém acesa a memória de Kurt Cobain. O Royal College of Music exibe “Kurt Cobain Unplugged” até 18 de novembro, focada no violão utilizado no emblemático MTV Unplugged de 1993.
O fechamento de “Nirvana: Taking Punk to the Masses” encerra um ciclo, mas reforça a intenção do MoPOP de atualizar seu acervo e ampliar o olhar sobre a rica produção musical da região.