O governo dos Estados Unidos solicitou que Jon Schaffer, guitarrista e líder da banda de heavy metal Iced Earth, seja condenado a três anos de liberdade condicional supervisionada, além de uma multa de US$ 2.000 em restituição, por sua participação nos eventos de 6 de janeiro de 2021, quando ocorreu a invasão ao Capitólio. O pedido inclui ainda o pagamento de uma avaliação especial obrigatória de US$ 200.
Conforme documento de 14 de outubro, obtido pelo Blabbermouth.net, a justificativa do governo para a solicitação considera não apenas a gravidade do crime, mas também fatores atenuantes, como os três meses que Schaffer passou sob custódia após ser preso, sua aceitação rápida de responsabilidade e, sobretudo, a cooperação significativa prestada às autoridades, conforme previsto em seu acordo de colaboração. “Tal sentença seria suficiente para refletir a gravidade deste delito, ao mesmo tempo em que reconhece a colaboração do réu“, aponta o memorando.
A audiência de sentença de Schaffer, inicialmente marcada para 20 de fevereiro de 2023, foi adiada várias vezes, com a mais recente mudança transferindo o julgamento para o dia 25 de outubro. A data anterior, 13 de setembro, havia sido fixada após outros adiamentos, sendo esta a quinta vez que o caso é postergado.
Esses adiamentos frequentes estão relacionados, em parte, a decisões recentes da Suprema Corte, que vêm influenciando outros casos decorrentes dos atos de 6 de janeiro. O procurador dos EUA, Matthew M. Graves, justificou a necessidade do adiamento mais recente, citando um caso relevante da Suprema Corte que pode impactar o julgamento de Schaffer e de outros réus envolvidos na invasão ao Capitólio.
Jon Schaffer, que foi um dos primeiros envolvidos na invasão a ser preso, admitiu participação nos atos violentos ocorridos naquele dia e se tornou uma figura central no processo por causa de sua colaboração com as investigações.
Deixe um comentário