Joe Caroff, criador do logo 007 de James Bond, morre aos 103 anos

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Joe Caroff. Foto: Turner Classic Movies.

Joe Caroff, o designer responsável pela criação do logo 007 da franquia James Bond, faleceu aos 103 anos. A informação foi confirmada ao The New York Times por seus filhos, Peter e Michael, em 17 de agosto, um dia antes de ele completar 104 anos.

A causa da morte de Caroff não foi revelada, mas seus filhos afirmaram que ele estava recebendo cuidados paliativos no momento de seu falecimento.

Apesar de ter criado não apenas o logo de James Bond, mas também centenas de outros pôsteres de filmes de Hollywood ao longo de sua carreira, incluindo “West Side Story”, “A Hard Day’s Night” e “Last Tango in Paradise”, Caroff permaneceu relativamente desconhecido. Isso se deu porque ele raramente assinava seus trabalhos e evitava qualquer forma de autopromoção, preferindo uma vida anônima, mesmo com a relevância de seus projetos.

O designer também não foi creditado por sua obra mais famosa, o logo 007, tendo recebido apenas US$ 300 pelo conceito original em 1963. Ele nunca recebeu royalties ou pagamentos residuais da vasta comercialização que se seguiu à franquia. No entanto, o próprio Caroff insistia que não se importava com essa suposta injustiça, pois o logo lhe trouxe mais trabalho e reconhecimento devido à sua popularidade.

O designer gráfico se aposentou em 2006, sendo reconhecido pela equipe criativa de James Bond, os ex-produtores Barbara Broccoli e Michael G Wilson, que lhe presentearam com um relógio Omega com uma gravação 007 em seu aniversário de 100 anos, há alguns anos. O falecimento de Caroff ocorre poucos meses após a perda de sua esposa, com quem foi casado por 80 anos.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *