Kneecap anuncia novo álbum “Fenian” para 24 de abril de 2026, pelo selo Heavenly Records, apresentando o projeto como resposta às ações judiciais que envolveram o integrante Mo Chara no último ano.
O rapper, registrado civilmente como Liam Óg Ó hAnnaidh, chegou a ser acusado de terrorismo após exibir uma bandeira do Hezbollah em show londrino. Embora a denúncia tenha sido anulada em setembro por falha processual, a Procuradoria recorreu e aguarda nova decisão.
Nas redes sociais, o trio declarou que a obra nasceu da tentativa de silenciá-los: “Eles tentaram nos parar chamando o Kneecap de terroristas, com cancelamentos e até com pronunciamentos do primeiro-ministro. Falharam”.
🔴 FENIAN 🔴
— KNEECAP (@KNEECAPCEOL) January 28, 2026
NEW ALBUM
🔥24.04.26🔥
They tried to stop us by branding Kneecap 'terrorists', with cancellations, with statements from the Prime Minister himself.
We had all the motivation we needed…this isn't a swift reaction, but a considered response to those that tried to… pic.twitter.com/uzsb6pnGUP
O título “Fenian” remete a guerreiros do folclore irlandês e, posteriormente, a um termo pejorativo usado contra irlandeses. “Agora usamos a palavra para todos que falam a verdade ao poder”, escreveram. O grupo também exaltou a preservação do idioma gaélico após “800 anos de colonização”.
Para abrir a campanha, o single “Liars Tale” estreiou hoje em primeira mão na BBC Radio 1 e, em seguida, nas plataformas de streaming; o clipe chega ao YouTube (confira abaixo) na mesma noite.
Além do lançamento do segundo disco, Kneecap agenda a maior apresentação da carreira no Crystal Palace Park, em Londres. O trio ainda lidera o Boomtown Festival e integra line-ups de Reading & Leeds, além do Primavera Sound, em Barcelona e Porto, consolidando um verão europeu movimentado.




