Mark Volman morre aos 78 anos, cofundador dos Turtles

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Mark Volman/The Turtles. Foto: Bobby Bank/Getty Images.

Mark Volman, cofundador e voz dos Turtles, morreu em casa, em Nashville, na sexta-feira, aos 78 anos, após doença súbita, informou a Variety.

Nascido em Los Angeles em 1947, Volman formou em 1963, ao lado de Howard Kaylan, o embrião da banda que dois anos depois ganharia o nome The Turtles. Entre 1965 e 1969, o grupo colocou várias faixas no Top 10 norte-americano, como a releitura de “It Ain’t Me Babe”, “She’d Rather Be With Me”, “Elenore”, “You Showed Me” e o único nº 1, “Happy Together”, que permaneceu três semanas no topo em 1967.

Após a separação do grupo em 1970, Volman e Kaylan seguiram como a dupla Flo & Eddie. Nessa fase, gravaram álbuns próprios e integraram a Mothers of Invention de Frank Zappa, participando de “Chunga’s Revenge” e “200 Motels”. Como backing vocalistas, apareceram em discos de Bruce Springsteen (“Hungry Heart”), T. Rex (“Bang a Gong”), Blondie, Alice Cooper, Duran Duran, John Lennon e Ramones, entre outros.

Volman enfrentou problemas de saúde nos últimos anos. Diagnosticado com câncer de garganta em 2015, recebeu alta médica em 2016. Já em 2020, soube que tinha demência, condição que revelou publicamente apenas em 2023, explicando que continuaria nos palcos “enquanto fosse possível”. Desde 2018, após a aposentadoria de Kaylan, ele era o único membro original na formação de turnê dos Turtles.

Com cinco décadas de atividade, o músico deixa um catálogo que atravessa diferentes momentos do rock dos anos 1960 aos 1980 e colaborações marcadas pela versatilidade vocal.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *