Mastodon homenageia Brent Hinds em primeiro show pós-morte A banda subiu ao palco da Alaska State Fair, em Palmer, na sexta-feira (22), e dedicou a apresentação ao ex-guitarrista, morto dois dias antes em um acidente de moto, aos 51 anos.
Logo após o último acorde, o baterista Brann Dailor falou ao público sobre a perda. “Perdemos alguém muito especial para nós ontem. Brent esteve conosco por 25 anos, um dos músicos mais criativos que conhecemos”, disse, lembrando os altos e baixos da convivência e ressaltando que o grupo continuará tocando as canções que ele ajudou a compor.
Hinds sofreu o acidente na quarta-feira (20) nas proximidades de sua casa, em Atlanta. Na quinta, o Mastodon publicou nota nas redes: “Estamos em estado de tristeza e choque… ainda tentando processar a perda deste talento criativo”. A banda pediu respeito à privacidade da família e dos integrantes.
Formado em 2000 por Hinds, Dailor, Troy Sanders e Bill Kelliher, o quarteto lançou álbuns fundamentais do metal do século XXI, como “Leviathan”, “Blood Mountain” e “Crack the Skye”. O guitarrista deixou o grupo em março de 2025, e, apesar de desavenças públicas posteriores, a admiração mútua permaneceu evidente no tributo.
Após o anúncio da morte, músicos de Lamb of God, Testament, Slayer e Alice in Chains publicaram condolências, reforçando a influência de Hinds na cena. Diante da plateia no Alasca, Dailor concluiu: “Isso foi pelo Brent. Obrigado por nos permitirem tocar esta noite”.