Michael Stipe, vocalista do R.E.M., utilizou a rede social Bluesky no último fim de semana para esclarecer uma dúvida sobre a letra de “It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine)”. Após 38 anos do lançamento da canção, o músico revelou a versão exata de um trecho que gerou confusão entre os fãs e sites de letras.
A dificuldade em entender as letras do R.E.M. era comum, já que a banda raramente as publicava nos encartes de seus discos e Stipe não as articulava com clareza. Isso levou muitos ouvintes a criarem suas próprias interpretações, especialmente para a rápida sequência de referências culturais de “It’s The End Of The World As We Know It”.
Apesar de diversas transcrições estarem disponíveis online em plataformas como Genius e Songfacts, Stipe afirmou que a maioria delas está incorreta. Ele chegou a usar letras erradas impressas da internet em algumas apresentações, como no “MTV Unplugged” do R.E.M.
O trecho específico que Stipe corrigiu é: “À esquerda do oeste e vindo às pressas com as Fúrias respirando fundo em seu pescoço/ Repórteres time por time, perplexos, derrotados, presos, cortados/ Olha só aquele jogo baixo, ótimo, então.”
Ele observou que algumas fontes, como o Spotify, que licencia letras do banco de dados MusixMatch, já possuíam a versão correta. A revelação de Stipe busca trazer clareza sobre um dos mistérios líricos da banda.
It’s ‘Left of west and coming in a hurry with the Furies breathing down your neck
— Michael Stipe (@michaelstipe.bsky.social) 31 de agosto de 2025 às 21:10
It’s “Team by team reporters, baffled, trumped, tethered, cropped, Look at that low playing, fine, then
— Michael Stipe (@michaelstipe.bsky.social) 1 de setembro de 2025 às 15:11