Paul McCartney lamenta falência da Höfner, fabricante de seu baixo

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura

Paul McCartney lamenta falência da Höfner e presta homenagem pública à empresa que produziu o baixo que o acompanhou nos primeiros sucessos dos Beatles.

Em postagem no Facebook, o ex-Beatle afirmou estar “muito triste” com o fechamento da fabricante alemã, que entrou em processo de falência no início de dezembro. A Höfner, fundada há mais de um século, ficou mundialmente conhecida pelo modelo 500/1, comprado por McCartney em 1961, em Hamburgo, por 30 libras (cerca de US$ 38 à época).

“É um instrumento maravilhoso: leve e que me incentiva a tocar com liberdade, oferecendo variações de timbre de que gosto muito”, escreveu o músico. Ele também enviou palavras de solidariedade aos funcionários da empresa e agradeceu “toda a ajuda ao longo dos anos”.

O mesmo 500/1 pode ser ouvido em faixas como “Love Me Do”, “She Loves You” e “Twist and Shout”. Roubado em 1972, o baixo original foi recuperado em 2023 graças à campanha Lost Bass, que mobilizou fãs e a própria Höfner para rastrear o instrumento durante mais de cinco décadas.

Segundo a publicação Guitar.com, o pedido de falência foi registrado na Alemanha, encerrando uma produção histórica que marcou gerações de baixistas. Apesar do fim da companhia, McCartney reforçou seu vínculo com o instrumento que, nas palavras dele, “sempre amei desde o primeiro momento”.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *