Robert Smith está leiloando peças de arte inéditas inspiradas no novo álbum da banda, ‘Songs Of A Lost World’. O leilão é em apoio à instituição de caridade Heart Research UK.
Smith criou cinco trabalhos para o projeto anônimo heART – um leilão online que apresenta 576 obras do tamanho de um cartão postal, com a identidade dos artistas revelada apenas após serem vendidas.
Suas criações para o leilão de 2024 são baseadas nas faixas do primeiro álbum de estúdio do The Cure em 16 anos. As obras são: ‘Drone:Nodrone’, ‘I Can Never Say Goodbye’, ‘All I Ever Am’ e ‘A Fragile Thing’. A quinta peça é um collage que combina a capa oficial de vários lançamentos passados, além de ‘…Lost World’.
Esta é a quinta vez que Smith contribui para o projeto. Suas obras anteriores já arrecadaram quase £50.000 para a Heart Research UK, instituição de caridade nacional dedicada a combater doenças cardíacas. Smith é padrinho da instituição, e o leilão o “inspirou” a voltar a pintar após 30 anos de pausa, desde que se envolveu no projeto em 2019.
Kate Bratt Farrar, CEO da Heart Research UK, disse: “Somos incrivelmente gratos a Robert Smith por seu apoio contínuo e generosidade. Suas contribuições nos últimos cinco anos tiveram um impacto incrível, arrecadando fundos significativos para a pesquisa vital do coração. É maravilhoso ver como o projeto heART anônimo reacendeu sua paixão pela pintura, e estamos honrados em tê-lo participando“.
Smith integra um grupo de artistas e músicos mundialmente famosos que contribuem para o heART, incluindo Julian Opie (que projetou a icônica capa de ‘Blur: The Best Of’), Jeremy Cunningham dos Levellers e The Twilight Sad.
O leilão já está ocorrendo no eBay e continuará até o próximo domingo (10 de novembro). Informações sobre os artistas participantes podem ser encontradas aqui.
Recentemente, Smith também leiloou quatro impressões assinadas para a Heart Research UK e ajudou a projetar duas guitarras de edição limitada em prol de uma instituição de caridade de pesquisa sobre o câncer.
‘Songs Of A Lost World’ está atualmente superando o restante do top 10 do Reino Unido combinado, e está a caminho de se tornar o primeiro álbum do The Cure a alcançar o primeiro lugar nas paradas desde o LP ‘Wish’ de 1992.
Smith e sua banda apresentaram o álbum na íntegra durante um show íntimo de três horas no Troxy de Londres na semana passada, em que também presentearam o público com vários sucessos e comemoraram o 45º aniversário do influente segundo álbum da banda, ‘Seventeen Seconds’. Os fãs ao redor do mundo puderam assistir ao show ao vivo pelo YouTube, onde ainda está disponível sob demanda.
O show especial na capital parece ser a última apresentação ao vivo da The Cure antes de saírem em turnê no próximo outono. Isso ocorre depois que Smith revelou que a banda tem outro novo álbum “praticamente terminado” e um terceiro disco a caminho. Ele planeja concluir um dos LPs antes de voltar à estrada novamente em 2025.
‘Songs Of A Lost World’ recebeu uma crítica de cinco estrelas da NME: “Impiedoso? Sim, mas sempre há coração suficiente na escuridão e opulência no som para te segurar e colocar essas músicas ao lado das melhores do The Cure. Mortalidade pode estar à espreita, mas tem cor na escuridão e flores no túmulo“.
Deixe um comentário