AFTERGLOW foi um quinteto francês formado na cidade de Marselha. Evitando habilmente fórmulas excessivamente simplistas, seu estilo é uma combinação inteligente de material mais Hard Rock na veia de SAGA/RUSH, e som moderno característico de bandas Neo-Prog como PENDRAGON e IQ.
Alcançando um bom equilíbrio entre peças vocais e instrumentais, esse seu único álbum apresenta algumas composições inteligentes e humores contrastantes com tons bastante sombrios. Os vocais acentuados de Freud Chaudeaux podem ser um pouco perturbadores às vezes, mas a excelente composição e performance instrumental são um grande destaque.
O disco inicia com “Headliner”, uma curta, porém boa peça instrumental. “In The Name of…” apresenta ótimos vocais. “Vision”, a primeira com duração substancial chegando a quase 10 minutos, começa com um violão silencioso, depois de um minuto acompanhado por vocais, guitarra e uma bateria enérgica. Alguns sons estranhos de teclados são seguidos pelo retorno do órgão, vocais e a guitarra. Esta é uma faixa versátil, ótima composição com boa melodia e mudanças de humor e temperamento. “Knight of the Sun”, é outra peça instrumental de comprimento médio, muito melódica e acessível, com percussão cativante no início e ótima guitarra e teclado mais à frente. A próxima faixa é um épico de mais de 13 minutos de duração, chamado “Unquiet”. Junto com a faixa anterior, provavelmente os destaques do álbum. Composição sinfônica brilhante e verdadeira com várias partes de teclado excelentes. Os teclados tambéms são dominantes na curta “Maginot Line”, uma bela canção compacta e enérgica. “David the King” é uma balada curta, com violão. “White & Blue” possui longa duração, no entanto bem diferente das anteriores, mais descontraída, quase uma longa balada. “Dolls” é outro épico, a peça mais longa do álbum, composta por 6 partes no total, com quase 17 minutos. Um grande final para um álbum muito interessante e repleto de qualidades.
Em resumo, AFTERGLOW nos apresenta uma grande jóia Neo-Progressiva, relativamente desconhecida, provando mais uma vez que a França também produziu e ainda produz excelentes trabalhos Progressivos.
Artista: AFTERGLOW
Álbum: Yggdrasil
Ano: 1994
Gênero: Neo-Prog
País: França
AFTERGLOW – YGGDRASIL
Headliner
In The Name Of…
Vision
Knight Of The Sun
Unquiet
Maginot Line
David The King
White & Blue
Dolls
Músicos
– Karim Abdelali: bateria
– Freud Chaudeaux: vocais, baixo, guitarras
– Reno Ferre: guitarras
– Francois Festy: teclados, vocais
– Claude Figge: congas
Deixe um comentário