fbpx

Rock Rarity apresenta: FIELDS

FIELDS foi um trio formado pelo tecladista Graham Field, (membro fundador do RARE BIRD), Alan Barry (baixo, violões, guitarras e mellotron) e o percussionista e baterista Andy McCulloch, que tocou no álbum “Lizard” do KING CRIMSON e que integraria o GREENSLADE a seguir. Apesar do cast com ótimos músicos, o FIELDS (que recebeu o nome de seu tecladista, Graham Field), não sobreviveu por muito tempo, tendo curtíssima existência.

Lançado em 1971. “Fields” é uma pérola esquecida, com maravilhosas linhas de órgão e o belo vocal de Alan Barry marcando o álbum. “A Friend of Mine”, (que fez sucesso nas rádios inglesas na época), abre o álbum em estilo fino e bombástico, uma música dirigida pelo som do poderoso órgão Hammond. Ela tem uma sensação barroca, com Graham jogando algumas fugas de inspiração de clássica. “While the Sun Still Shines”, é um número edificante. “Not So Good” é uma música emocionalmente atraente projetada para puxar as cordas do coração. Ela traz uma letra profunda e significativa, com Alan Barry dando tudo de si em um apelo apaixonado. “Three Minstrels”, é uma trilha Folk com uma atitude de Rock. “Slow Susan” é uma peça lenta, onde Graham está no modo de fuga da igreja, e nos leva a uma jornada inspiradora neste adorável número instrumental.

O antigo lado dois do LP abre com “Over and Over Again”, uma música com poderoso ritmo “latejante”. É outro número de estilo ELP acionado por teclado, mas sem as travessuras do palco e os histriônicos do teclado. Há agora uma mudança de ritmo em “Feeling Free”, uma música empolgante e edificante cheia de alegria e felicidade, assim como o título da música implica. Em seguida, é a vez de “Fair-Haired Lady”, uma balada triste, mas lindamente romântica, com Alan Barry em tons de prata derramando seu coração. É uma música que o URIAH HEEP pode ter gravado em um de seus momentos reflexivos mais tranquilos. “A Place to Lay My Head”, é uma boa trilha sólida de Rock britânico comovente. Chegamos à música final e ao destaque do álbum, “The Eagle”, onde Graham exibe suas credenciais clássicas em estilo fino, com o que parece uma cantata de Bach, antes de embarcar em uma impressionante exibição de destreza de teclado no órgão e depois encerrar o álbum com uma peça de piano calmante e sofisticada. Uma bela peça para colocar a cereja no bolo. Em 2010 um CD remasterizado do álbum original foi lançado com duas faixas bônus adicionadas às dez músicas originais.

Em 1972 a banda gravou mais um disco, porém sua gravadora CBS só o lançaria em 2015 com o título, “Contrasts – From Urban Roar to Country Peace”.

Artista: FIELDS
Álbum: Fields
Ano: 1971
Gêneros: Heavy Prog
País: Reino Unido

Fields – Fields

A Friend Of Mine
While The Sun Still Shines
Not So Good
Three Minstrels
Slow Susan
Over And Over Again
Feeling Free
Fair-Haired Lady
A Place To Lay My Head
The Eagle

Bonus tracks:
Slow Susan
A Place To Lay My Head

Músicos

• Graham Field: pianos acústico e elétrico, orgão
• Alan Barry: vocais, guitarras, baixo, Mellotron
• Andy McCulloch: bateria, tympani, talking drums
+
• Dafne Downs: clarinete (faixa 8)

Autor

  • Foto: Fábio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *