Em fevereiro de 1970, os músicos do GALLIARD iniciaram as sessões para seu segundo álbum com produção de Phil Wainman no Abbey Road Studio 2. Nessas sessões gravaram “Premonition”, composta por Dave Caswell: e duas composições do vocalista Geoff Brown (“New Dawn Breaking” e “In Your Minds Eye”) no espaço de um mês. Imediatamente depois, Caswell e o saxofonista Lyle Jenkins deixaram o GALLIARD para ingressar na KEEF HARTLEY BAND.
Brown convocou o seu amigo pianista/arranjador John Morton; e os dois compuseram “Open Up Your Mind” e “Somethings Going On”. Para completar a banda, contrataram o trombonista John Hughes, o trompetista Harry Beckett e o reedista Tony Roberts.
No final de 1970, o álbum “New Dawn” é lançado com as cinco faixas mencionadas acima, além de três originais adicionais de Brown: “Winter-Spring-Summer”, “And Smile Again” e “Ask for Nothing”, com nove minutos carregado de cítara. A arte da capa de Anstey coloca o nome da banda em fonte Blackletter branca contra um fundo preto.
O álbum exibe uma musicalidade aguçada e ótimas nuances instrumentais, iniciando com “New Dawn Breaking” e uma incrível seção de metais. Logo o saxofonista Lyle Jenkins se solta no centro antes de os metais formarem gráficos uníssonos em meio à bateria estrondosa de Leslie Podraza. É interessante a maneira como a banda alterna o clima do álbum com com sons e até estilos diferentes, como na faixa seguinte, “Ask For Nothing”, de mais de 9 minutos, possivelmente a melhor faixa aqui. Muito inventiva, devido ao uso da cítara. “Winter-Spring-Summer” abre com um tranquilo tema de flauta e uma seção harmonizada para cantar junto, uma fanfarra estrondosa de baixo e uma sequência de Jazz vibrante de trompete, que gradualmente acelera em direção ao clímax. “Open Up Your Mind” abre com metais ondulantes. O verso apresenta acordes Funky e vocais emotivos, que cortam para um refrão alegre e exuberante. “And Smile Again” é uma trilha Folk; Brown, empreende um tom semelhante ao de Ian Anderson, e envolve melodias vocais em torno do arranjo acústico e carregado de acordeão. “Somethings Going On”, apresenta um gostoso ritmo suingado e Funky com um bom uso de metais. “Premonition” é uma faixa instrumental com um trompete dissonante em seus momentos iniciais e uma seção rítmica simplesmente cativante em seus quase 5 minutos. “In Your Mind’s Eyes” emerge como fumaça da escuridão; uma explosão tribal anuncia um conjunto marcial de versos, seguido por uma ponte oscilante e uma seção instrumental estridente em tom menor.
Após o lançamento de “New Dawn”, a banda realizou uma série de shows, mas logo encolheu para um quarteto com Brown, Pannell, Abbott e uma sequência de bateristas. Alguns shows notáveis incluíram o Festival Sueco do Sol da Meia-Noite em junho de 1970 e uma vitrine em novembro de 1971 para o presidente do Zaire, Mobutu Sese Seko.
O declínio do GALLIARD, começa com o produtor Phil Wainman, gravando a banda com um nome diferente. Um single é lançado em 1971 sob o nome de HELICOPTER pelo selo Maple Annie de Wainman, com uma canção escrita por Geoff intitulada “I Belong To Yesterday”, que apresentava Richard em sua lendária cítara. No entanto, a banda infelizmente já havia perdido o rumo, e a falta de sucesso na época dos álbuns desanimou Wainman e consequentemente os músicos.Brown abraçou os sintetizadores e os sons Funk vindo dos EUA formando a banda Brit-Funk MUSCLES, (lançando vários singles e um álbum autointitulado em meados da década de 1970), e Pannell tornou-se o engenheiro de som da ELETRIC LIGHT ORCHESTRA.
Artista: GALLIARD
Álbum: New Dawn
Ano: 1970
Gêneros: Jazz Rock, Brass Rock
País: Reino Unido
Galliard – New Dawn
01. New Dawn Breaking
02. Ask For Nothing
03. Winter-Spring-Summer
04. Open Up Your Mind
05. And Smile Again
06. Somethings Going On
07. Premonition
08. In Your Minds Eyes
Músicos
Andrew Abbott: baixo, segundo lider vocal
Geoff Brown: vocal. guitarra rítmica
Dave Caswell: saxofone e flauta
Richard Pannell : guitarra e cítara
Leslie Podraza: bateria
John Smith: sopros
Harald Beckett: tomprete, flauta, horn
John Hughes: trombone
Lyle Jenkins: saxofone
John Morton: teclados
Tony Roberts: saxofone, flauta
Tommy Thomas: percurssão
Deixe um comentário