fbpx

Rock Rarity apresenta: Kahvas Jute

O KAHVAS JUTE foi uma banda australiana formada em 1970 e mais uma que aproveitou o embalo da onda Hard Rock em seu país. Seu único trabalho, “Wide Open”, é uma pérola pouquíssimo conhecida e considerada (sem exageros) um dos melhores trabalhos de seu país na década de 70.

O álbum é interessante da primeira a última faixa e demonstra como os envolvidos absorveram os ensinamentos da revolução sonora produzida pelo grupo inglês CREAM no final dos anos sessenta. Longe de ser uma mera cópia dos ingleses, estes jovens músicos australianos souberam executar de uma maneira muito pessoal as possibilidades de interpretar o Blues e o Rock. O som da banda é aquele Hard Rock bem agradável com toques psicodélicos, com belas harmonias entre vocal, guitarra e violão. 

O disco foi gravado em apenas três dias no Festival Studio, em Sydney, e lançado em janeiro de 1971, pelo selo Infinity, que antes havia editado um single com as faixas “Free” e “Ascend”. O pouco tempo gasto na gravação do disco demonstra a vontade e o entrosamento entre os músicos na hora de executar os temas escolhidos para constar no álbum.

A banda que gravou “Wide Open” era formada pelo baixista Bob Daisley, pelos guitarristas Dennis Wilson e Tim Gaze, Dannie Davidson  na bateria e o vocalista Scott Maxey, todos esses, músicos já que tinham participado de vários grupos de cena australiana no final dos anos sessenta e se juntaram para formar o KAHVAS JUTE.

Quando começaram ensaiar e trabalhar as ideias que cada um trouxe para as composições, notaram que a química daria resultados satisfatórios. O entrosamento entre as guitarras de Wilson e Gaze combinava perfeitamente com a pegada de Daisley e com a precisão da bateria de Davidson. A combinação do talento individual de cada um gerou uma música bem estruturada, coesa, que passeia por Rock, Blues, Jazz e na mistura é adicionado um tempero de Folk Rock com resultados mágicos e sublimes em alguns momentos.

Em 1974 o KAHVAS JUTE mudou o nome para CHARIOT e apoiaram Bo Didley em sua segunda turnê na Austrália. em 1977 a banda se separou. reuniões ocorreram em 1993 e 2005 para apresentações ao vivo e em 2006 foi lançado um DVD chamado: “Then Again: Live at the Basement”. O baixista Bob Daisley, radicou-se na Inglaterra e tocou com o RAINBOW (no álbum “Rising”), com o guitarrista Gary Moore, WIDOWMAKER e com Ozzy Osbourne no disco “Blizzard of Oz”, alcançando a fama e o reconhecimento merecido.

Fonte de pesquisa:
Livro “ROCK RARO – O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock – Vol. 2“, Autor:  Wagner Xavierwww.rockraro.com.brcontato@rockraro.com.br

Artista: KAHVAS JUTE
Álbum: Wide Open
Também: 1971
Gênero: Rock Psicodélico Pesado, Hard Rock, Prog Eclético
País: Austrália

Kahvas Jute – Wide Open

Free
Odyssey
Up There
She’s So Hard To Shake
Vikings
Steps Of Time
Twenty Three
Ascend
Parade Of Fools

Músicos

Bob Daisley: baixo
Dannie Davidson: bateria
Tim Gaze: guitarras
Dennis Wilson: guitarras
Scott Maxey: vocais

Autor

  • Foto: Fábio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Agenda Divina Comédia

    Publicidade

    Pré-venda LP Jupiter Apple – They’re All Beatiniks

    Apoie o Jornalismo Musical Independente

    Rádio DinamicoFM


    Últimas notícias