David Bowie e Bruce Springsteen: encontro inusitado em 1973

Em 1973, David Bowie teve seu primeiro contato com a música de Bruce Springsteen ao ouvir o álbum de estreia do cantor e compositor de Nova Jersey, Greetings from Asbury Park, NJ. Bowie ficou tão impressionado que decidiu gravar covers de duas faixas do disco. Em novembro daquele ano, durante as primeiras sessões de gravação do álbum Diamond Dogs, Bowie registrou uma versão de Growin’ Up, com Ronnie Wood, do The Faces, na guitarra. Um ano depois, enquanto gravava no Sigma Sound Studios, na Filadélfia, para o álbum Young Americans, Bowie fez uma versão da faixa de encerramento de Greetings, It’s Hard To Be A Saint In The City.

Quando um DJ que apoiava os lançamentos anteriores de Bowie foi convidado ao Sigma Sound para ouvir o trabalho em andamento, Bowie mencionou estar gravando um cover de Springsteen. O DJ, então, perguntou: “Você quer que eu chame Bruce?” Após as ligações serem feitas, Springsteen pegou um ônibusd até a Filadélfia e chegou na manhã de 25 de novembro, por volta de 1h. Ao chegar, Springsteen encontrou o estúdio vazio, com Bowie aparecendo apenas uma hora depois, “out of my wig” (algo como “foi muito insano”), como o próprio Bowie admitiu mais tarde em uma entrevista de 1987 para a revista Musician.

Bowie brincou com o escritor Scott Isler, dizendo que “lembrava vagamente” da visita de Springsteen, e acrescentou: “Lembro-me de ter medo de tocar [‘It’s Hard To Be A Saint…’] Eu não queria tocar para ele porque eu não estava feliz com isso de qualquer maneira.”

Bowie continuou, dizendo que costumava assistir às apresentações solo de Springsteen e não gostava: “Eu o odiava como artista solo, quando ele fazia essa coisa de Bob Dylan. Era horrível, tão vergonhoso. Mas, assim que a banda entrava, ele era simplesmente maravilhoso.

Sobre o encontro, David Bowie admitiu: “Eu simplesmente não conseguia me relacionar com ele. Foi um momento ruim para nos conhecermos. Eu podia ver que ele estava pensando: ‘Quem é esse cara estranho?’ E eu estava pensando: ‘O que eu digo para pessoas normais?’ Houve um verdadeiro impasse.”

Springsteen deixou o estúdio por volta das 5 da manhã, justamente quando Bowie começou a falar sobre OVNIs. Infelizmente, Springsteen não conseguiu ouvir sua música naquela noite. A versão de Bowie de It’s Hard To Be A Saint In The City permaneceu inédita até aparecer no box set Sound + Vision em 1989. Já Growin’ Up foi lançada na reedição de Pin Ups pela Ryko e, posteriormente, na reedição de 30º aniversário de Diamond Dogs.

Ouça abaixo:

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Pré-venda LP Jupiter Apple – They’re All Beatiniks

    Apoie o Jornalismo Musical Independente

    Rádio DinamicoFM


    Últimas notícias