No último dia 8 de julho de 2024, a Recording Industry Association of America (RIAA) anunciou que Back In Black, clássico álbum do AC/DC lançado em 1980, atingiu a impressionante marca de 26 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. As informações são do site da Blabbermouth. Originalmente certificado como platina em outubro de 1980, o álbum já havia alcançado a certificação de 25 vezes platina em dezembro de 2019, solidificando sua posição como um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, chegando a ser listado como o quarto mais vendido pela RIAA.
O lançamento de Back In Black nos EUA ocorreu em 25 de julho de 1980, com o lançamento no Reino Unido seguindo em 31 de julho do mesmo ano. Este foi o primeiro álbum do AC/DC sem o vocalista Bon Scott, que havia falecido tragicamente alguns meses antes. Scott morreu após desmaiar e engasgar com seu próprio vômito depois de uma longa noite de bebedeira, deixando uma lacuna difícil de preencher na banda.
Determinados a continuar, os membros do AC/DC recrutaram Brian Johnson, anteriormente da banda GEORDIE, para assumir os vocais. O grupo então se retirou para as Bahamas, onde passaram cerca de seis semanas gravando o álbum. Na época, o futuro do AC/DC era incerto, e muitos questionavam como Back In Black seria recebido pelo público e crítica, especialmente após a morte de Scott.
O álbum incluiu os singles You Shook Me All Night Long e Back In Black, que alcançaram as posições 35 e 37 na Billboard Hot 100, respectivamente. Apesar do sucesso estrondoso, Back In Black nunca passou da quarta posição nas paradas de álbuns, algo surpreendente dado seu impacto. O sucessor For Those About To Rock conseguiu alcançar o topo das paradas, mostrando que o AC/DC ainda tinha muito a oferecer.
Back In Black foi produzido por Robert “Mutt” Lange , que mais tarde produziu Def Leppard, Foreigner, The Cars e Bryan Adams. Em 2012, o disco foi adicionada à lendária coleção do Hall da Fama do Grammy da The Recording Academy .
Novos álbuns do AC/DC certificados pela RIAA
* “The Razors Edge” (seis vezes platina)
* “Live” (quatro vezes platina)
* “High Voltage” (quatro vezes platina)
* “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” (sete vezes platina)
* “Highway To Hell” (oito multi-platina)
* “Live – Collector’s Edition” (quatro vezes platina)
* “Back In Black” (26 vezes platina)
Novos singles do AC/DC certificados pela RIAA
* “It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock N” Roll)” (platina)
* “You Shook Me All Night Long” (seis vezes platina)
* “Back In Black” (sete vezes platina)
* “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” (dupla platina)
* “Shoot To Thrill” (dupla platina)
* “Thunderstruck” (diamante)
* “Highway To Hell” (seis vezes platina)
* “TNT” (tripla platina)
* “Hells Bells” (tripla platina)
Deixe um comentário