Bruce Dickinson comenta surpresa ao tocar com novo baterista do Iron Maiden, Simon Dawson

A formação do Iron Maiden nos palcos passará por uma mudança inédita em mais de quatro décadas. O baterista Simon Dawson, conhecido por seu trabalho com o British Lion e The Outfield, ocupará a vaga deixada por Nicko McBrain durante a turnê comemorativa “Run for Your Lives”, que começa em maio pela Europa.

Em conversa no Musicians Institute’s MI Conversation Series, o vocalista Bruce Dickinson falou sobre o primeiro ensaio com Dawson e revelou ter se surpreendido com a performance do músico. Segundo ele, o novo baterista foi integrado discretamente à turnê anterior, “The Future Past”, como uma medida de segurança caso McBrain não pudesse se apresentar.

“Já havíamos ensaiado com Simon. Ele estava em turnê com o British Lion, enquanto Steve [Harris] tocava com as duas bandas. Era uma garantia, porque não sabíamos se o Nicko conseguiria seguir até o fim. Estávamos preocupados com o estado físico dele”, explicou Dickinson, em declaração reproduzida pelo site Blabbermouth.

A sugestão de levar Dawson partiu do baixista Steve Harris, parceiro do baterista no projeto paralelo British Lion. Ainda assim, havia incertezas dentro do grupo. Para dissipá-las, a banda organizou um ensaio em Portland, nos Estados Unidos, durante uma pausa na turnê.

“Alguns de nós estávamos céticos, mas dissemos: ‘Vamos testar’. E ele simplesmente apareceu. Tocamos o set inteiro, sem parar. Fiquei positivamente chocado. Pensei: ‘Podíamos fazer um show hoje mesmo, se precisássemos’. Foi inacreditável”, contou o vocalista.

Dickinson também explicou que outros bateristas foram considerados, mas a insistência em emular o estilo de Nicko McBrain dificultou a escolha. Dawson, por outro lado, apresentou uma abordagem mais pessoal e familiar à banda, algo que remeteu aos primeiros anos do grupo.

“Se eu fechasse os olhos, parecia que o Clive Burr [baterista entre 1979 e 1982] estava de volta. Ele tem aquele swing, aquele jeito de big band. As mesmas influências. Fiquei emocionado”, afirmou.

A estreia oficial de Simon Dawson com o Iron Maiden ocorrerá durante a turnê “Run for Your Lives”, que foca exclusivamente no repertório entre o disco de estreia, “Iron Maiden” (1980), e “Fear of the Dark” (1992). As datas incluem festivais e apresentações em arenas pela Europa.

O Brasil ainda não foi incluído no itinerário da banda, mas há expectativa para shows em 2026. Neste ano, Bruce Dickinson se apresentará em carreira solo no festival The Town, em São Paulo, no dia 7 de setembro.

Além da nova formação nos palcos, o Iron Maiden lançará em 31 de outubro o livro “Iron Maiden: Infinite Dreams — A História Visual Oficial”. A obra chega ao Brasil pela editora Belas Letras como parte das celebrações pelos 50 anos da banda formada em 1975 no leste de Londres.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *