Esboços inéditos da capa de “Led Zeppelin III” são encontrados em leilão

Uma coleção inédita de esboços da capa do álbum “Led Zeppelin III” veio à tona recentemente, durante a venda de itens pertencentes ao espólio do artista britânico Zacron. A descoberta foi feita pelo colecionador Joseph Robert O’Donnell, conhecido por identificar uma fatia de torrada que teria sido deixada por George Harrison, dos Beatles. As informações são da Louder.

O’Donnell encontrou seis páginas que documentam o processo criativo de Zacron, pseudônimo de Richard Drew, responsável pela icônica arte giratória do disco. Além dos esboços, havia anotações manuscritas detalhando o funcionamento da roda interativa que compõe a capa do LP. O design foi inspirado em antigos gráficos agrícolas e traz citações de Aleister Crowley gravadas na ranhura interna do vinil.

Zacron, ex-aluno do Kings College of Art, conheceu Jimmy Page no início dos anos 1960 e, anos depois, foi convidado a criar a capa de “Led Zeppelin III”, lançado em 1970. O artista morreu em 2012, e seus pertences passaram a ser vendidos em leilões.

Após identificar os esboços, O’Donnell entrou em contato com Brian Knapp, colecionador especializado na banda e consultor do documentário “Becoming Led Zeppelin”. Os dois chegaram a um acordo sobre a venda das peças, mas o valor não foi revelado.

“Não consegui pensar em um destino melhor do que os arquivos de Brian para essas peças da história”, afirmou O’Donnell. Knapp destacou a relevância do material e expressou a intenção de exibir a coleção futuramente. “Zacron teve uma relação importante com o Led Zeppelin, e esse material acrescenta mais detalhes à trajetória da banda”, disse.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *