Fontaines DC encabeça a iniciativa Together Against The Far Right, que reunirá músicos, atores e sindicatos em uma manifestação nacional marcada para 28 de março de 2026, em Londres.
A mobilização pretende reforçar a solidariedade a migrantes, muçulmanos e refugiados diante do avanço de grupos de extrema direita no Reino Unido. Além dos irlandeses do Fontaines DC, participam os rappers do Kneecap e o ator e comediante Lenny Henry, que declarou: “Defendemos amor contra ódio, esperança contra medo e unidade contra divisão”.
Entre os apoiadores do mundo da música estão Brian Eno, The Charlatans, Frank Turner, Toddla T, Leigh-Anne Pinnock, Clean Bandit, Charlotte Church, Beverley Knight, Paloma Faith, Joy Crookes, Aurora, Napalm Death e Cornershop. O elenco de cinema e TV inclui Mark Rylance, Christopher Eccleston, Maxine Peake, Toby Jones e David Harewood, além dos humoristas Lolly Adefope, Asim Chaudhry e Mark Steel.
Segundo nota dos organizadores, as “falsas promessas da extrema direita exploram pressões econômicas reais para culpar minorias”. A campanha beneficiará mais de 50 entidades, como Stand Up to Racism, Love Music Hate Racism e os sindicatos Unison e Unite the Union.
O ato de Londres segue a grande passeata realizada na capital britânica no início de 2025, que reuniu mais de 100 mil pessoas. Com o reforço de novos nomes, a coalizão espera ampliar a adesão popular contra o crescimento da extrema direita.




